Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como ganhar dinheiro com a queda da Bolsa de Valores?

O investidor que sabe como ganhar dinheiro com a queda da bolsa de valores tem uma grande vantagem em suas mãos. Entenda!

Quem quer se destacar no mercado financeiro certamente precisa saber como ganhar dinheiro com a queda da bolsa de valores. Ao contrário do que muitos podem pensar, não é somente nos momentos de alta que a bolsa pode oferecer ganhos. Pelo contrário, na baixa também é possível ganhar.

Para entender como isso é possível, escrevemos este artigo. Nele, você conhecerá as diferentes estratégias que são usadas para obter ganhos nos mercados em baixa. Você verá desde as operações nos mercados à vista quanto nos mercados futuros.

Fique conosco e leia até o final!

Como ganhar dinheiro com a queda da Bolsa de Valores?

Veja a seguir as principais estratégias usadas para ganhar dinheiro nos mercados em baixa. Acompanhe.

Aluguel de ações

Talvez a forma mais conhecida e praticada na bolsa de valores para ganhar dinheiro com uma queda seja o aluguel de ações. Essa estratégia é relativamente simples e consiste em dois passos. 

O primeiro deles é alugar uma certa quantidade de ações pagando uma taxa por isso. Existe um banco de ações disponíveis e elas pertencem a quem tem estratégias de longo prazo. Então, elas são colocadas à disposição para serem alugadas.

Depois que o investidor faz isso, ele fica com as ações em sua custódia, mas sem tê-las comprado. O próximo passo é vendê-las ao maior preço possível. 

Como entende-se que a situação da bolsa é de queda, existe a expectativa de recomprar essas ações a um preço mais baixo, ganhando a diferença. Feito isso, o aluguel pode ser desfeito e as ações serão entregues ao seu dono original.

Venda a descoberto

Outra possibilidade de ganhar com a queda da bolsa de valores é utilizar uma estratégia conhecida como venda a descoberto. Para algumas pessoas pode ser difícil de entender, mas você verá que é simples.

A venda a descoberto consiste em vender algo que você não possui, como uma ação por exemplo. Você pode estar se perguntando como pode vender algo que não tem, mas pense bem: quando você compra, você também compra algo que não têm.

A verdade é que no mercado financeiro você assume posições. Ou essa posição é comprada (para ganhar com a alta) ou ela é uma posição vendida (para ganhar na baixa).

Assim, na venda a descoberto, o investidor busca vender a um preço alto e comprar a um preço baixo, lucrando a diferença.

No entanto, existe uma regra geral nessa operação que é permiti-la somente em negociações do tipo day trade, ou seja, aquelas que começam e se encerram no mesmo dia. A razão disso é que não há limites de prejuízo se o mercado subir, podendo levar o investidor a um débito muito grande.

Contratos futuros

Os contratos futuros são outra ótima alternativa para ganhar dinheiro em mercados em queda, pois tem altíssima liquidez. Por sua própria natureza, eles permitem operações vendidas. 

Se o investidor acredita que o mercado vai cair, basta apertar o botão de venda em seu home broker e a operação é realizada. Simples assim.

O mais comum de acontecer no mercado financeiro são as operações com mini contratos. A razão disso é que é preciso depositar uma margem de garantia, e a margem dos mini contratos é pequena (cerca de R$ 200 por contrato), menor que a dos contratos cheios.

Outra razão para que a margem de garantia seja baixa é que essa exigência é aplicável às operações day trade. Para operações de swing trade (aquelas que atravessam dias) a necessidade de depósito é maior.

bolsa-de-valores-queda-sao-paulo-B34-600x400

Long-short

Há ainda a possibilidade de realizar operações de long-short em um mercado em queda para obter lucro. Trata-se de uma estratégia que se utiliza de duas operações ao mesmo tempo com ativos que têm algum tipo de correlação.

Obviamente, essa correlação precisa ser negativa, de modo que quando o mercado esteja em queda a diferença entre o início da operação e seu final seja positiva financeiramente. 

Existem fundos que praticam somente operações de long-short. Fazer investimentos nesses fundos e ser dono de suas cotas também é uma maneira de obter lucro com o mercado em queda.

Lançamento coberto

O lançamento coberto é uma estratégia interessante e um pouco mais sofisticada. No entanto, isso não quer dizer que seja complexa de ser realizada. 

Sua sofisticação vem do fato de envolver as opções, um instrumento que visa a proteção do capital principal que está alocado em ações.

As opções também são contratos futuros. Sendo assim, elas têm data de expiração e seu valor decai com o tempo. Para poder fazer um lançamento coberto, é preciso ter o ativo principal, ou seja, as ações.

A razão disso é que as opções são derivativos, pois derivam do ativo principal. Assim, quando o mercado está em queda, é possível lançar (vender) opções sobre os ativos principais (as ações).

O lucro acontece quando essas mesmas opções são compradas a preços inferiores aos vendidos anteriormente. Assim, o investidor pode embolsar o lucro e comprar mais ações, aumentando o seu patrimônio.

Operações com opções

Por fim, existem também as operações mais sofisticadas e complexas utilizando somente as opções como instrumento para ganhos em mercados em queda. 

Há uma série de estratégias que podem ser “montadas”, mas elas são recomendadas apenas para profissionais mais experientes do mercado financeiro.

Isso só é possível a partir do momento que o investidor compra uma opção. Nesse momento, ele também pode vender uma opção, mesmo sem possuir o ativo principal (uma ação, por exemplo).

A operação dessa natureza mais comum que se conhece é a “trava de baixa”. O investidor precisa comprar uma opção com preço mais alto e vender outra opção com preço mais baixo.

Ao final do processo, ele poderá ter lucro com a operação se a diferença da desvalorização lhe for favorável. No entanto, existem diversas outras operações possíveis apenas com opções, como a “mesa aberta” e a “vaca”, por exemplo.

Saber como ganhar dinheiro com a queda da bolsa de valores amplia o leque de oportunidades de quem atua nesse mercado.

A renda variável oferece inúmeras oportunidades de ganhos e até mesmo nos momentos de baixa é possível lucrar. Aproveite nossas dicas e estude a respeito.

Gostou do conteúdo? Então leia também sobre o que são dividendos e como ter renda extra!

(Com Ronaldo Araújo)

Imagem: REDPIXEL.PL / Shutterstock.com