Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Máscara volta a ser obrigatória; veja em quais locais

A Anvisa determinou a obrigatoriedade do uso de máscara em determinados locais no país devido ao aumento de casos de Covid-19

Com o aumento de casos de Covid-19, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu que o uso de máscaras deve voltar a ser obrigatório em determinados locais no país. A medida foi anunciada na última terça-feira (22). A partir desta sexta-feira (25), a exigência passa a valer. 

Além da obrigatoriedade, existem alguns locais em que é recomendado usar a máscara. Veja quais são. 

Uso obrigatório de máscara 

A decisão da Anvisa é para um lugar específico. Mas, em outros ambientes, o uso sempre permaneceu obrigatório. Confira.

Voos e aeroportos

A determinação da Anvisa é em relação aos aeroportos e voos do país. A partir da sexta-feira, o uso da máscara será obrigatório. Há 3 meses, a agência decidiu por derrubar tal exigência. No entanto, com o aumento expressivo de casos, a decisão foi revista. 

O uso de máscaras em aeroportos e voos nacionais ficou em vigor entre 2020 e 17 de agosto de 2022. 

A agência afirma que os serviços de bordo não serão proibidos. Os passageiros poderão consumir alimentos e bebidas durante as viagens. 

A obrigatoriedade é válida para todos os voos e aeroportos do país. No caso de voos internacionais, a regra vale para o embarque e desembarque em território nacional. 

Locais de saúde 

Desde o início da pandemia, em lugares como clínicas, hospitais e postos de atendimento ligados à saúde, o uso da máscara é obrigatório. Apesar do arrefecimento da pandemia há alguns meses, nesses locais, o uso nunca deixou de ser regra. 

Uso recomendado de máscara 

A recomendação do uso de máscara segue para ambientes fechados e com pouca circulação. Nesse sentido, em espaços como museus, salas de aula, estabelecimentos comerciais e qualquer outro local que esteja fechado, é recomendado que as pessoas usem máscaras para a proteção. 

Além disso, outros cuidados podem fazer a diferença nesse momento de aumento de casos de Covid-19, como a higienização das mãos, evitar levar a mão até o rosto fora de casa, manter a distância em espaços fechados e, é claro, a vacinação contra a doença. 

Imagem: Maridav/shutterstock.com