Máscaras contra Covid-19 voltam a ser obrigatórias; saiba mais
Casos da doença sobem e máscaras voltam a ser obrigatórias na prevenção contra a Covid-19. Confira mais detalhes.
Na região da grande BH, em Santa Luzia, as máscaras contra Covid-19 voltaram a ser obrigatórias devido a um surto da doença. De acordo com a prefeitura, recomenda-se o uso de equipamentos de proteção para funcionários e pacientes de unidades de saúde, bem como para pessoas sintomáticas, em contato com pessoas transmissoras, com resfriado e gripe, por exemplo.
Além disso, cidadãos não vacinados, com esquema vacinal incompleto, imunossuprimidas, com comorbidades e residentes em instituições para idosos também devem adotar o uso de máscaras. Nesta matéria você confere mais informações.
Ordem municipal para volta das máscaras contra Covid-19 obrigatórias

Segundo o Executivo municipal, essa medida imediata visa a assegurar a segurança da população diante de condições com alto potencial de contágio da Covid-19. Através da Secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura enfatizou que a vacinação é a chave para a prevenção da Covid-19 e está monitorando de perto a situação da doença.
Veja também:
Black Friday 2023: comparação de preços é fundamental para mais de 60% dos consumidores
Dados do município revelam um aumento significativo de 306,6% nos casos confirmados da doença, passando de 30 casos entre os dias 1 e 15 de outubro para 122 entre 16 e 27 de outubro. Dessa forma, a Secretaria destaca a disponibilidade da vacina em todas as unidades básicas de saúde do município: de segunda a sexta-feira e aos sábados, das 8h às 12h, nos postos de saúde Caribé e São Geraldo.
Palavra de especialista
Nesse sentido, o infectologista Leandro Curi revelou ao veículo O Tempo que considera correta a decisão da Prefeitura de Santa Luzia em relação ao uso de máscaras. Além disso, ele enfatiza que as vacinas são eficazes na prevenção do agravamento da doença, hospitalização e complicações clínicas.
No entanto, Curi reforça que as máscaras desempenham um papel fundamental na proteção contra as infecções. O especialista completa dizendo que a população não deveria esperar um posicionamento oficial das autoridades para adotarem o uso de máscaras contra Covid-19 ou outras gripes.
Imagem: Maridav / Shutterstock.com