Confiança nos médicos é o que se espera quando estamos doentes. Mas e quando médicos são contra a ciência, prescrevem tratamentos não aprovados e são anti-vacina? Algumas pessoas que têm a medicina por profissão e deveriam ser o ‘porto seguro’ daqueles que buscam tratamento estão cometendo charlatanismo via WhatsApp.
Médicos vendem serviços de ‘reversão vacinal’ pelo WhatsApp
Grupo Médicos pela Vida defendem tratamento precoce para Covid-19, emitem atestados anti-vacina e praticaram equivocadamente a telemedicina.
Nesse sentido, atendimentos realizados por aplicativo de mensagens são chamados, de forma equivocada, de telemedicina.
Neles, os médicos prescrevem tratamento precoce para Covid-19, uso de vitaminas e, ainda, um detox contra a vacina. Além disso, um dos profissionais emite atestado isentando o paciente de se vacinar. Entenda mais a seguir.
Medicina x Política
Opinião política e partidária todo brasileiro pode e deve ter a sua. Porém, quando se tratam de escolhas pessoais, elas não devem interferir no desempenho ético da profissão.
Marcos Falcão tem um canal no YouTube com mais de 287 mil inscritos, onde posta vídeos contra o governo de Luiz Inácio Lula da Silva e em favor de Jair Bolsonaro. Seu perfil no Instagram conta com 72 mil seguidores.
Marcos faz parte do grupo “Médicos pela Vida”, conhecido pela defesa do tratamento precoce e por questionar a eficácia das vacinas contra a Covid-19. A consulta com Falcão acontece por mensagens de texto e áudio. Em último caso, através de ligações.
A consulta chamada de telemedicina tem o valor de R$ 470, segundo apurou a reportagem do TAB Uol, ao solicitar consultas pelo contato comercial do médico. Na descrição dos serviços prestados já se tem uma amostra: “Tratamento precoce, tratamento pós-Covid, tratamento Covid, solicitação de exames”.
O que diz o Conselho Federal de Medicina?
Após realizar consulta via WhastApp, a reportagem procurou pelo médico que não quis conversar, mas alegou se tratar “de mal uso da profissão”.
Para o Conselho Federal de Medicina (CFM), a telemedicina é uma prática regulamentada, porém não se aplica para conversas via WhatsApp. Sobre os serviços oferecidos por Falcão e outros do grupo “Médicos pela Vida”, o CFM diz que:
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
“Para manter a isenção, não comenta preliminarmente casos concretos. Qualquer denúncia contra médicos deve ser direcionada inicialmente ao CRM do estado onde aconteceu o episódio para obter outras informações”.
Quem entra em contato com o médico Falcão via WhatsApp pode, além da consulta, conseguir um atestado para não tomar a vacina.
Caso o paciente não apresente nenhuma condição anti-vacina, a mensagem via aplicativo garante que o doutor solicita exames para identificar alterações que isentem a aplicação da vacina.
Imagem: Orpheus FX / Shutterstock
