Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Medida proíbe o TikTok no celular de funcionários

Decisão tomada pela Comissão Europeia cita segurança digital como motivação.

Funcionários não poderão fazer uso do aplicativo TikTok em seus telefones corporativos. A decisão foi tomada pela Comissão Europeia que alegou que a suspensão faz parte de medidas pensadas para a segurança eletrônica do órgão. 

O comunicado foi feito nesta quinta-feira (23), pelo chefe de indústria da União Europeia, Thierry Breton. Siga na leitura para entender a situação.

Comissão Europeia determina proibição de TikTok em telefones de funcionários

De acordo com o órgão, a proibição do uso do aplicativo de vídeos tem o intuito de proteger a Comissão de ameaças digitais e ataques contra o ambiente digital. Apesar do anúncio sobre a proibição, o chefe da UE se negou a dar detalhes referentes a maiores motivações ou incidentes que tenham ocorrido em relação a trabalhadores e o uso do TikTok.

“Para aumentar a segurança eletrônica, o Conselho de Administração Corporativa da Comissão decidiu suspender o uso do aplicativo TikTok em seus dispositivos corporativos e em dispositivos pessoais registrados no serviço de dispositivos móveis da Comissão”, diz o comunicado.

Aplicativo se pronuncia sobre proibição

A medida, que somente atinge o aplicativo do TikTok, foi vista pela empresa como uma decisão “baseada em erros fundamentais”. No entanto, a Comissão Europeia destacou que outras plataformas de mídia sociais permanecerão sendo revisadas constantemente para que seja mantida a segurança.

Após o anúncio da medida, o aplicativo chinês de vídeos se pronunciou sobre a suspensão do uso do TikTok em aparelhos corporativos e destacou a preocupação com a proteção de dados de seus usuários. Para a empresa, a decisão foi vista como “equivocada”.

“Entramos em contato com a Comissão para esclarecer as coisas e explicar como protegemos os dados de 125 milhões de pessoas em toda a UE que acessam o TikTok todos os meses”, afirmou um porta-voz do aplicativo em declaração.

Imagem: Eliseu Geisler/ Shutterstock