Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

MEI: conheça os empréstimos destinados à categoria

Diversas instituições financeiras oferecem empréstimo para MEIs, com parcelamento estendido e taxa de juros mais baixa. Confira!

O profissional que se formaliza como microempreendedor individual tem acesso a diversas vantagens, tais como os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte. Além disso, ele também passa a contar com um Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ), que possibilita diversas facilidades a ele.

Assim, entre as facilidades está o empréstimo com condições especiais, já que diversas instituições financeiras oferecem uma linha de crédito especial para MEIs, com parcelamento estendido e taxa de juros mais baixa do que os demais. Dessa forma, confira algumas opções de empréstimo para MEI!

Empréstimo para MEIs

Portanto, confira as principais linha de crédito para MEI na atualidade:

Sebrae

Recentemente, o Sebrae lançou o Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa (Fampe), que oferece linhas de crédito com juros e taxas mais baixas. Dessa forma, o MEI pode contratar até R$ 12,5 mil por meio do fundo. Para isso, é preciso que a instituição financeira esteja conveniada ao Sebrae.

Veja também:

Como emitir a certidão de nascimento sem precisar ir a um cartório?

Assim, caberá ao gerente analisar se a possível concessão de crédito. Contudo, vale destacar que é cobrada uma comissão de concessão do aval. Enfim, entre os bancos que oferecem a linha, está a Caixa Econômica Federal.

Pronampe

O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), do governo federal, permite a contratação de empréstimos com garantia do Fundo Garantidor de Operação. Além disso, o MEI pode pagar o crédito em até 48 vezes.

Assim, para ter acesso ao crédito por meio do Pronampe é preciso que o MEI esteja com os dados atualizados no portal e-CAC, da Receita Federal. Depois, é preciso acessar a conta gov.br e clicar em “Pronampe”, para “autorizar compartilhamento de dados”, com as instituições financeiras que seja, clique aqui para conferir os bancos que aderiram ao Pronampe.

Pessoa segurando notas de 50, 100 e 200 reais
Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com

Demais bancos

Por fim, vale ressaltar que há diversos bancos e fintechs que oferecem uma linha de crédito especial aos MEIs. Confira:

  • Santander;
  • Sicredi;
  • Sim;
  • Creditas;
  • C6 Bank;
  • BV;
  • Bom Pra Crédito;
  • Entre outros.

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com