Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

MEI estrangeiro cresce no Brasil; saiba mais

Número de MEIs estrangeiros no Brasil dispara 36,51% em 2023, impulsionando a economia e gerando renda. Entenda o cenário e as perspectivas

O empreendedorismo vem se consolidando como uma importante alternativa de geração de renda e inclusão social no Brasil. Assim, nesse cenário, o Microempreendedor Individual (MEI) se destaca como uma figura fundamental, especialmente entre os imigrantes que buscam oportunidades no país.

De acordo com dados do Sebrae-Rio, houve um crescimento expressivo do número de MEIs estrangeiros no Brasil: em 2023, houve um aumento de 36,51% em relação ao ano anterior, alcançando a marca de 74,2 mil inscritos. Assim, esse crescimento reforça a importância do MEI como ferramenta de integração social e econômica para os imigrantes.

Por que os estrangeiros escolhem ser MEI

Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, afirmou ao jornal O DIA que “oportunidade e necessidade” são os dois grandes motores que impulsionam os estrangeiros a iniciar seus próprios negócios no Brasil. 

Dessa forma, ao se tornarem microempreendedores individuais, eles não só encontram uma forma de sustento, mas também conseguem integrar-se mais facilmente na sociedade brasileira, contribuindo economicamente para o local onde decidem residir.

Quadradinhos de madeira com as letras "m", "e" e "i", formando a sigla MEI - Microempreendedor Individual MEIs
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Nacionalidades dos MEIs estrangeiros

Portanto, em termos de nacionalidade, venezuelanos, bolivianos e colombianos são os que mais se destacam na categoria de MEIs no Brasil. No Rio de Janeiro, especificamente, argentinos, portugueses e angolanos tomam a frente. Assim, esses dados mostram como o Brasil é um ambiente multiétnico e acolhedor para negócios liderados por estrangeiros.

Além disso, o Rio de Janeiro, sendo um dos estados com alto número de MEIs estrangeiros, oferece oportunidades diversificadas, especialmente em setores como beleza e cuidados pessoais, varejo de roupas e acessórios, alimentação e construção civil. 

Veja também:

Pix direto na conta para estudantes que se inscreverem no Enem, saiba como!

Dessa forma, essas áreas permitem que os empreendedores iniciem seus negócios com investimentos relativamente baixos e com retorno potencialmente rápido, o que é ideal para quem está começando a vida em um novo país. Adicionalmente, a rica cultura e a vibração econômica do Rio proporcionam um ambiente propício para o crescimento e estabelecimento desses negócios.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com