Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

MEI pode ser beneficiário do Bolsa Família? Confira

Atualmente, mais de 21 milhões de famílias recebem o Bolsa Família. Confira se MEI também pode receber o benefício!

Atualmente, há cerca de 21 milhões de famílias beneficiadas com o Bolsa Família. Esses recebem mensalmente, pelo menos, R$ 600,00. No entanto, o que poucos não sabem é que aqueles que são microempreendedores individuais (MEIs) também podem ser beneficiários do programa social, desde que se enquadre nos critérios para receber o benefício.

Em síntese, o MEI é uma figura jurídica, que formaliza aqueles que trabalham de maneira autônoma. Dessa forma, esses profissionais passam a ter diversos direitos, como ter um CNPJ e acesso aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Veja mais detalhes! 

Como um MEI pode receber o Bolsa Família

Portanto, como dito anteriormente, para que o MEI se torne beneficiário do Bolsa Família é preciso cumprir alguns requisitos do programa social, sendo eles:

  • Possuir uma renda mensal familiar de até R$ 218,00 por pessoa;
  • Estar inscrito no CadÚnico.

Além disso, é preciso que o MEI, ao se tornar beneficiário do Bolsa Família, cumpra as seguintes condicionalidades para não ter o benefício suspenso:

  • Manter a frequência escolar das crianças e adolescentes entre 4 e 18 anos incompletos;
  • Supervisão nutricional (peso e altura) de crianças de até 6 anos;
  • Gestantes realizarem acompanhamento pré-natal;
  • Manter a carteira de vacinação em dia.
Parede branca com o logo do MEI ao lado esquerdo e do Bolsa Família ao lado direito. Os logos foram adicionados via edição
Imagem: robbin lee / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Como o MEI deve solicitar o Bolsa Família

Enfim, para solicitar o Bolsa Família é preciso ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), portando o CPF de todos os membros da família e um documento de identificação com foto do Responsável Familiar.

Veja também:

Novo RG: preciso trocar de identidade? O modelo antigo ainda vale?

Assim, os profissionais irão orientar o MEI de como realizar o processo de inscrição. No entanto, vale destacar que a inscrição não garante a inclusão no Bolsa Família, já que isso depende de diversos fatores, como Orçamento do governo federal e critérios de prioridade.

Imagem: robbin lee / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital