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MEI: saiba como lucrar mais e reduzir os custos de seu negócio

Começando como MEI? Entenda quais atitudes ampliam suas chances de sucesso e te fazem lucrar ainda mais. Descubra agora

Pensando em empreender? Formalizar um negócio no regime de MEI (Microempreendedor Individual) se tornou uma maneira de conquistar um número de CNPJ com rapidez e menos burocracia para lucrar mais.

Contudo, antes de executar os trâmites legais necessários é fundamental entender quais atitudes ampliam suas chances de sucesso. Minimizar os custos da sua empresa é um desafio que passa por controlar processos e identificar gastos desnecessários.

Por mais que vender pareça um processo simples, ele gera custos que podem diminuir o retorno positivo do investimento realizado. Além disso, o controle dos gastos operacionais também passa por estimular a produtividade de seus colaboradores.

São muitos detalhes, certo? Por isso separamos algumas atitudes indispensáveis para lucrar mais sendo MEI.

Velhos e novos clientes têm a mesma relevância para lucrar mais

Encontrar maneiras de fidelizar sua clientela é tão importante quanto buscar novos consumidores para seus serviços ou produtos. Seu número de vendas e reputação da sua marca dependem disso.

Neste processo, atente-se sempre às tendências de mercado para, por meio das ferramentas oferecidas pela internet, entender e abordar seu público-alvo.

Busque também entender como é o comportamento e hábitos do mercado que escolheu para atuar:

  • como e com qual a frequência os consumidores adquirem o serviço ou produto que você, enquanto MEI, tem para oferecer?;
  • quanto costumam gastar?;
  • quem são seus concorrentes, seus pontos fortes e fracos?

Adotar estratégias de marketing para lucrar mais? Sempre!

Aprenda a usar as redes sociais para buscar clientes em potencial – os leads, no jargão do marketing e vendas. Promover campanhas, estar presente em eventos e organizar webinários são formas de ser visto e lembrado.

Promover eventos remotos, inclusive, oferecem oportunidades de ouro de reunir informações para atrais futuros clientes. Independente da(s) estratégia(s) que você adote, é importantíssimo sempre mensurar os resultados das suas ações e estabelecer critérios de avaliação que possam ajudar a analisar se suas atitudes estão surtindo o efeito desejado.

Assim será possível intensificar medidas ou até mesmo mudar os rumos do que vem sendo feito, se assim for necessário.

Tenha claros os custos de venda e foque nas redes sociais

Os custos com cada venda precisam ser postos na ponta do lápis. Qual o perfil dos clientes mais rentáveis? É importante que você foque neles. As mídias sociais serão suas aliadas para garantir que sua mensagem chegue até no seu público-alvo e engaje com eles.

São nessas plataformas que as ações de venda e marketing acontecem, bem como o relacionamento com os clientes. Verifique a possibilidade de ter uma pessoa ou equipe concentrada na prospecção de clientes e que seja responsável pela pré-venda dos seus produtos ou serviços.  

Ter um time exclusivamente focado no contato com potenciais clientes faz toda diferença para a rotina de um MEI.

Imagem: IKO-studio / shutterstock.com