Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

MEIs, atenção! Prazo para entrega da Declaração Anual já começou. Evite multas e faça a sua agora!

A Receita Federal deu início ao prazo para que o MEI entregue a Declaração Anual do Simples Nacional. Confira!

Recentemente, a Receita Federal deu início ao prazo para que o Microempreendedor Individual (MEI) entregue a Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI). Assim, o prazo segue até o dia 31 de maio de 2024. 

Dessa forma, vale destacar que o procedimento de entrega do documento é uma obrigatoriedade para todos os MEIs que possuem um CNPJ ativo, independentemente se houve ou não faturamento em 2023.

Além disso, aqueles que encerraram o MEI durante o ano também precisarão preencher a declaração, que conta com duas modalidades, sendo elas “Situação Normal” e “Situação Especial”. Veja mais detalhes!

O que é a DASN-SIMEI

De acordo com o portal do Sebrae, a DASN-SIMEI é a declaração anual que o MEI deve prestar à Receita Federal informando seu faturamento do ano anterior. Assim, o primeiro tipo de declaração, intitulado “Situação Normal”, é para aqueles cujo CNPJ continua ativo e é necessário declarar as receitas do ano anterior. 

Essa opção também se aplica a empresários que foram desclassificados da categoria MEI, mas ainda possuem um CNPJ ativo. Já a “Situação Especial”se aplica a empresários que encerraram o MEI.

Veja também:

Salário mínimo 2024: bela surpresa para os trabalhadores; confira

Dessa forma, sem a entrega do documento, o MEI será autuado com um valor mínimo de R$ 50. Contudo, esse valor pode ser reduzido pela metade se a multa for paga dentro de 30 dias. No entanto, caso a declaração não seja realizada em até 90 dias após o prazo final, o CNPJ poderá ser inativado.

Declaração MEI
Imagem: Schira / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Como fazer a declaração anual do MEI

Por fim, confira o passo a passo para entregar a declaração anual do MEI:

  • Acessar o site da Receita Federal;
  • Informar o número do CNPJ;
  • Selecionar o ano;
  • Clicar em “Continuar”;
  • Informar os valores referentes ao ano anterior;
  • Responder se teve funcionário no ano em questão;
  • Finalizar a declaração.

Imagem: Schira / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital