Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

MEIs possuem direito a ESTE excelente benefício, mas poucos sabem

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) possuem diversas vantagens e benefícios, mas alguns deles podem passar despercebidos.

O trabalhador autônomo regularizado como Microempreendedor Individual (MEI) possui diferentes direitos, vantagens e benefícios. No entanto, em meio a tantas vantagens, algumas podem passar despercebidas. É o caso do desconto de até 30% na aquisição de um automóvel zero. 

Assim como todas as vantagens e benefícios de qualquer grupo de pessoas, os MEIs devem se atentar a alguns pontos para que possam usufruir do direito desse excelente benefício. Confira a seguir como o MEI pode comprar um automóvel com até 30% de desconto.

Como comprar um automóvel com até 30% de desconto?

A empresa em que o MEI adquire seu automóvel é quem decide o valor do desconto. O modelo, a quantidade e o valor original são levados em consideração no momento da aplicação do desconto. 

No ato da compra, além dos documentos pessoais, como Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF), o MEI deve apresentar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e o Comprovante de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI). 

A exigência dos documentos pode variar de empresa para empresa. A partir disso, o empreendedor solicita o desconto especial para MEIs e entra em uma fila de espera com um prazo médio de 40 dias. 

É importante destacar que a aquisição do automóvel deve ser para uso de trabalho, e não para o uso pessoal do empreendedor. Por fim, ao adquirir o automóvel com o desconto, o MEI deve ficar com esse bem por, pelo menos, um ano.

A Chevrolet dá descontos de até 11% no modelo Montana, 9% no modelo Tracker e 5% no modelo Onix. Já os descontos da Fiat são voltados aos modelos comerciais como a Van Scudo, que pode ter um desconto de até 14,8%.

Por que o Microempreendedor Individual consegue esse desconto na compra de carros?

Em compras diretas, os MEIs têm direito a isenção no Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). 

Ou seja, esse desconto, que fica entre 2,5% e 30%, é possível especificamente graças a esta isenção. O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) determina que não se pode vender o carro por até 12 meses. Deste modo, evita-se a revenda a valores próximos ao valor original. 

Imagem: Rafastockbr / Shutterstock.com