Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

MEIs têm até o fim do mês para regularizar dívida com a Receita Federal

Quem não regularizar a sua situação, deve ser inscrito na dívida ativa do governo.

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para os MEIs (microempreendedores individuais) regularizarem a sua dívida com a Receita Federal. Em suma, são cerca de 1,8 milhão de empreendedores com tributos em atraso referente a 2016 e anos anteriores. Quem não regularizar a sua situação, deve ser inscrito na dívida ativa do governo. O prazo para regularizar as pendências tributárias devia ter acabado em 31 de agosto, mas a Receita Federal prorrogou o vencimento para o fim de setembro.

Como fazer Empréstimo para MEI e receber dinheiro na conta em 24 horas

MEIs têm até o fim do mês para regularizar dívida com a Receita Federal

Apenas no primeiro semestre deste ano, foram abertos 1,6 milhão de MEIs. Essa é a alta mais expressiva desde 2012, de acordo com a Serasa Experian. Ao levar em consideração apenas os dias e as horas úteis do período, o número significa que a cada 2 segundos um MEI foi criado no Brasil.

O que impulsiona essa situação sem dúvida é a crise da economia e o aumento do desemprego. De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “este ano tivemos muita gente ocupando espaço no mercado para garantir a geração de renda, uma vez que a crise econômica ocasionada pela pandemia fez com que as vagas de trabalho formal se mantivessem escassas para a maior parte da população. Por isso, o empreendedorismo por necessidade nunca esteve tão em alta”.

Sendo assim, ao deixar de regularizar a sua situação, o MEI fica praticamente impossibilitado de trabalhar na formalidade. No entanto, confira abaixo o que acontece com quem é inscrito na dívida ativa da União:

  • Em primeiro lugar, o profissional perde a condição de segurado do INSS;
  • O MEI também corre o risco de ter o CNPJ cancelado;
  • Além disso, o MEI é excluído dos regimes Simples Nacional e Simei pela Receita Federal, estados e municípios;
  • Por fim, ele passa a ter ainda mais dificuldade para ter acesso aos financiamentos e aos empréstimos.

Como regularizar sua situação?

Para resolver a situação do MEI, é preciso fazer o pagamento dos débitos por meio do DAS ou do parcelamento. Em suma, tanto a emissão do DAS como a realização do parcelamento podem ser feitos por meio do Portal do Simples Nacional.

O DAS também pode ser emitido pelo app MEI (Android | iOS).

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com