Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Meu INSS: Como descobrir quanto tempo falar para você se aposentar?

Confira o passo a passo para fazer esse tipo de consulta.

0

Para as pessoas que desejam saber quanto tempo ainda falta para se aposentar, é possível verificar o tempo total de contribuição até o momento. Além disso, você pode saber quanto tempo falta para poder solicitar a aposentadoria. E o melhor: tudo isso pode ser feito pela internet, por meio do Meu INSS, sem precisar ir até uma das agências do INSS. Confira abaixo como fazer o procedimento.

Meu INSS: Como descobrir quanto tempo falar para você se aposentar?

A plataforma Meu INSS permite que o usuário realize simulações já com as regras atualizadas da forma da previdência. Nessa ferramenta, é possível ver o que a pessoa já contribuiu e o que ainda falta para a aposentadoria. Além disso, o sistema do Meu INSS apresenta as diferentes condições e possibilidades que o usuário tem de se aposentar. 

Para realizar a consulta, é necessário seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a plataforma Meu INSS (AndroidiOS Web);
  2. Em seguida, realize o login na conta gov.br. Se você não tem uma conta, clique em “Crie sua conta”. Escolha uma das opções de cadastro e insira as informações solicitadas;
  3. Logo após, clique em “Do que você precisa?” e escreva “simular aposentadoria”;
  4. Depois disso, o sistema simula o tempo de contribuição e o quanto ainda falta para você se aposentar;
  5. A partir do resultado, você pode clicar em “Pedir aposentadoria” ou “Baixar PDF” na parte inferior da tela.

Com a simulação do Meu INSS, o beneficiário consegue ver todas as regras nas quais se enquadra. Além disso, pode ver em qual delas tem direito à aposentadoria ou não. O sistema indica automaticamente qual é a opção mais vantajosa.

Por fim, vale ressaltar que o cálculo oficial depende de uma análise técnica do INSS, após a solicitação do benefício. A solicitação do benefício pode ser a feita por meio do app ou do site do Meu INSS, ou ainda, pelo telefone 135.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...