Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Meu INSS: liberado a consulta da menor taxa de juros para empréstimo consignado

O INSS passou a permitir a consulta da menor taxa de juros e encargos de empréstimo pessoal consignado por meio do Meu INSS. Confira!

Em 2023, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a permitir que aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios, incluindo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), consultem a menor taxa de juros e encargos de empréstimo pessoal consignado, cartão de crédito consignado e cartão consignado de benefício, cobrada por instituições financeiras.

De acordo com Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, a medida promove mais transparência e proteção aos segurados. Além disso, Stefanutto enfatizou que a consulta das taxas de juros das instituições financeiras permitirá que o cidadão opte pelo banco que oferece as taxas mais baixas. Veja mais detalhes!

Juros do empréstimo consignado

Em dezembro do ano passado, as taxas máximas de juros dos empréstimos consignados para beneficiários do INSS passaram de 1,84% para 1,80% ao mês, após aprovação do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Além disso, o limite para operações na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício passou de 2,73% para 2,67% ao mês.

Veja também:

Detran vai dar 20 mil CNHs gratuitas, confira os requisitos 

Portanto, a consulta à taxa de juros para empréstimo consignado pode ocorrer da seguinte forma:

  • Acessar o site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
  • Selecionar a opção “extrato de empréstimos”;
  • Clicar em “instituições e taxas”;
  • Por fim, será possível verificar as taxas de juros mensal e anual, o Custo Efetivo Total (CET) mensal e anual. Além disso, também será apresentada a data do primeiro desconto e o valor do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente sobre a operação.
Celular mostrando o aplicativo Meu INSS sobre notas de cem e cinquenta reais
Imagem: Rafapress / Shutterstock.com

Como desbloquear o benefício do INSS para empréstimo consignado

Por fim, antes de contratar o empréstimo consignado, o beneficiário deve desbloquear seu benefício do INSS para que a instituição financeira possa descontar as parcelas do pagamento do crédito. Confira o passo a passo:

  • Entrar no site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
  • Clicar em “Novo Pedido”;
  • Digitar “Desbloquear”;
  • Na lista, clicar no nome do serviço;
  • Ler o texto que aparece na tela;
  • Avançar seguindo as instruções apresentadas.

Imagem: Rafapress / Shutterstock.com