Milhares de brasileiros saíram do desemprego graças aos MEIs; saiba como
Queda na taxa de desemprego graças aos MEIs? Entenda como milhares de brasileiros conseguiram empregos formais ao longo do ano.
A geração de empregos e diminuição de desemprego no Brasil tem sido impulsionada, em grande parte, pelas micro e pequenas empresas. Isso ocorre especialmente no estado de Mato Grosso do Sul.
De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), de janeiro a setembro deste ano, esses empreendimentos foram responsáveis por criar 21.696 empregos formais no estado sul-mato-grossense.
Esse número representa 7% do total de 306.710 empregos gerados no estado durante o mesmo período. Confira, a seguir, todos os detalhes sobre o assunto e entenda a diferença que os MEIs estão fazendo no país quando o assunto é desemprego.
MEIs são responsáveis por diminuir desemprego no Brasil

A análise dos setores mostra que a geração de empregos nas micro e pequenas empresas foi mais expressiva no setor de serviços. Isso porque, foram criados 10.608 postos de trabalho. Na sequência, destacam-se os setores de Comércio e Construção, com 4.239 e 3.034 vagas, respectivamente.
A Agropecuária e a indústria/transformação também contribuíram para o aumento das oportunidades de emprego, com 2.047 e 1.676 empregos, respectivamente.
Sobre as atividades
Os dados do Sebrae indicam que, de acordo com a Classificação Nacional por Atividades Econômicas (CNAE), as atividades que mais se destacaram em empregos formais em 2023, considerando as micro e pequenas empresas, foram o Transporte Rodoviário de Carga (1.144 empregos criados), e Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (970 empregos criados).
Veja também:
Crise? Presidente do Banco do Brasil é afastada; entenda o motivo
As áreas de Serviços combinados de escritório e Apoio Administrativo e Abate de reses, com exceção dos suínos, também se destacaram, com 652 e 620 empregos gerados, respectivamente, ao longo do ano.
A importância dos MEIs
Esses números refletem a importância das micro e pequenas empresas no mercado de trabalho e na economia brasileira. Elas desempenham um papel fundamental na geração de empregos, proporcionando oportunidades de trabalho e contribuindo para o crescimento econômico do país.
Para muitos brasileiros, a criação de microempresas individuais (MEIs) tem sido uma alternativa viável para sair do desemprego e iniciar seus próprios negócios, aproveitando o ambiente favorável para empreendimentos de menor porte.
Em resumo, a tendência é que esse cenário continue a se desenvolver nos próximos anos, fortalecendo o setor e proporcionando mais oportunidades de emprego para toda a população do país, fazendo ainda mais a diferença no combate ao desemprego.
Imagem: Nelson Antoine / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital