Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Milhares de idosos APROVADOS para receber restituição do Imposto de Renda; confira

Saiba mais sobre a aprovação de milhares idosos para receber a restituição do Imposto de Renda e o impacto deste benefício!

A restituição do Imposto de Renda é uma notícia bem-vinda para muitos contribuintes. Dessa forma, mais de 200 mil idosos receberam a aprovação para receber esse benefício. No entanto, ele é condicionado à prontidão com que enviaram suas declarações, precisamente desde a abertura do prazo em 15 de março.

Sendo assim, saiba mais detalhes sobre essa aprovação e o impacto positivo que ela pode ter na vida dos beneficiários. Continue a leitura para mais informações!

200 mil idosos aprovados para receber restituição do Imposto de Renda

Casal idoso feliz enquanto mexe em computador
Imagem: PeopleImages.com – Yuri A / Shutterstock.com

Todo ano, a Receita Federal organiza o pagamento da restituição do Imposto de Renda em cinco lotes distintos. Os critérios para a distribuição desses lotes são de quem se adianta, enviando a declaração logo no início do prazo. Isso se deve ao fato de que o Fisco consegue analisar e processar mais rapidamente estas declarações.

Além do critério da agilidade, os idosos figuram entre os principais beneficiários dessa política de prioridades da Receita Federal. Isso se deve a um forte senso de responsabilidade social, buscando assegurar que aqueles que estão numa fase mais avançada da vida tenham um tratamento preferencial nas questões tributárias.

Assim, a restituição do Imposto de Renda acaba, então, servindo como um alívio financeiro significativo para esse grupo com idade superior a 60 anos, portanto.

Como funciona a restituição, afinal?

A restituição do Imposto de Renda funciona basicamente como uma devolução ao cidadão, como os idosos, de um valor pago além do devido em impostos. Durante a declaração, o contribuinte tem a chance de informar possíveis deduções, como gastos com saúde e educação, que tem abatimento total de imposto devido.

Essa mecânica permite que muitos recebam de volta uma parte do que foi pago, especialmente se tiverem conseguido comprovar uma série de despesas dedutíveis.

Como consultar?

A consulta sobre a inclusão nos lotes de restituição do Imposto de Renda pode ocorrer por meio dos canais oficiais da Receita Federal. Geralmente, essa consulta fica disponível uma semana antes da data prevista para o pagamento.

Veja também:

Reajustes na conta de luz terão redução entre 3,5% e 5%; saiba mais

Por fim, para os que optaram pela chave Pix com seu CPF ou pela tradicional conta corrente, é essencial que os dados bancários estejam atualizados para evitar contratempos no recebimento. Os mais de 200 mil idosos já poderão receber a restituição em breve. Confira as datas:

  • 1º lote de restituição – 31 de maio;
  • 2º lote de restituição – 28 de junho;
  • 3º lote de restituição – 31 de julho;
  • 4º lote de restituição – 30 de agosto;
  • 5º lote de restituição – 30 de setembro.

Imagem: PeopleImages.com – Yuri A / Shutterstock.com