Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Milhas Smiles serão afetadas pela Recuperação Judicial da Gol?

Confira o impacto do pedido de Recuperação Judicial da Gol no programa de fidelidade Smiles e o que vai acontecer futuramente


A Recuperação Judicial da Gol Linhas Aéreas tem suscitado questionamentos sobre o impacto direto nas Milhas Smiles, programa de fidelidade da companhia

Nesta semana, a Gol Linhas Aéreas confirmou oficialmente o seu pedido voluntário de Recuperação Judicial (RJ) nos Estados Unidos, acionando o Chapter 11 – processo usado por empresas em situação de falência nos EUA para se reestruturarem.

O que o pedido de Recuperação Judicial significa para o Smiles

Segundo a Gol, as milhas do Smiles permanecem válidas e disponíveis para uso pelos clientes, sem impedimentos para voos e reservas já emitidos, seja por pagamento ou resgate de milhas.

Teclado preto com um botão azul que traz um símbolo de avião branco
Imagem: mtkang / shutterstock

Contudo, o pedido de RJ indica que a empresa necessita de um rearranjo em sua estrutura para continuar operando. Isso pode gerar redução nas atividades da Gol, diminuindo as opções de uso das milhas acumuladas e inclusive desvalorizando as mesmas em relação a empresas parceiras.

Veja também:

Caixa Tem pode liberar Pix de R$ 750 para você; saiba como receber

É válido lembrar que o pedido de RJ é apenas uma tentativa neste momento, sendo necessário o parecer da justiça dos Estados Unidos para que qualquer mudança aconteça. Vale lembrar também que casos semelhantes aconteceram recentemente, como a Latam, que passou pelo mesmo processo em 2020 e segue firme em suas operações no Brasil e na América Latina.

Opções para utilização das milhas Smiles

Diante do cenário de incertezas, algumas opções para a utilização das milhas acumuladas são:

  • Passagens com companhias aéreas parceiras;
  • Créditos para aplicativos de abastecimento de combustível, como Shell Box e Premmia da Petrobras;
  • Pontos no programa de fidelidade ALL Accor de redes de hotéis;
  • Aquisição de produtos diversos no Shopping Smiles;
  • Créditos para o aplicativo de mobilidade Uber.

Essas opções oferecem alternativas atraentes para aqueles que preferem não correr o risco de perder suas milhas acumuladas.

No entanto, é aconselhável agir com cautela e não se desfazer das milhas por impulso ou desespero, já que o processo de Recuperação Judicial pode ser longo e, em muitos casos, tem pouca ou nenhuma influência sobre o programa de fidelidade.

O futuro da Gol e do Smiles

Ainda que a Recuperação Judicial seja aprovada pela justiça americana, a Gol pode se reestruturar através desse processo e continuar suas operações normalmente. Cerca de 70% das empresas americanas que passaram pela RJ conseguiram retomar suas atividades.

Por isso, a cautela é a melhor conduta diante da situação atual. E sempre lembrar que cada pessoa deve analisar sua situação particular antes de tomar qualquer decisão.

Imagem: NurPhoto / Getty Images