Milhões de brasileiros são obrigados a mudar jeito de consumir; entenda
Pesquisa aponta que brasileiros têm mudado padrões de consumo drasticamente. Entenda melhor as mudanças.
A forma de consumir dos brasileiros ajuda a entender como está a economia. Por isso, existem pesquisas e levantamentos focados em identificar como o consumidor age. Dessa forma, é possível entender melhor a economia do país e o seu funcionamento e formular medidas de intervenção.
Assim, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela EY-Parthenon, os hábitos de consumo dos brasileiros sofreram alterações. Nesse caso, é possível perceber a preocupação dos consumidores com a economia brasileira e mundial por fatores como guerras e inflação, também expressa na pesquisa. Confira mais detalhes sobre o estudo.
Resultados da pesquisa apontam mudanças nos hábitos de consumo

O novo levantamento sobre os hábitos de consumo do brasileiro, realizada pela EY-Parthenon, identificou que eles têm passado por uma série de mudanças recentes. Por exemplo, as classes D/E demonstram um aumento na disposição de gastar em alimentos frescos (33%) e atividades de lazer (27%), o que evidência a prioridade para compras mais básicas.
Por sua vez, a classe média prioriza a maior intenção de gastos em alimentos frescos (38%) e despesas relacionadas a férias e feriados (30%). Ainda, para as duas classes há uma tendência de redução em gastos relacionados a tabaco (77%), itens de luxo (63%) e bebidas alcoólicas (60%). Ademais, esses dados sugerem uma ‘repriorização’ nas despesas.
Insegurança financeira gerou mudanças de gastos
Além disso, segundo o levantamento, a insegurança financeira é o principal fator que desencadeou as alterações nos hábitos de consumo. Dessa forma, um total de 82% dos brasileiros têm preocupações sobre suas finanças, superando a média global de 80%.
Veja também:
Itens de necessidade lideram lista de pretensões de compras na Black Friday deste ano
Essa insegurança advém principalmente de três fatores: conflitos geopolíticos, confronto entre Rússia e Ucrânia, pressões inflacionárias e perturbações nas cadeias de abastecimento. Por isso, os consumidores precisaram alterar a forma como seus gastos eram distribuídos sobre o seu salário. Refletindo o medo sobre a economia mundial.
Imagem: Reprodução/ Freepik