Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Minha Casa, Minha Vida: governo retoma contratações para renda baixa; entenda

O governo federal retomou as contratações do Minha Casa, Minha Vida, focadas em famílias que fazem parte da Faixa 1, Confira!

Após cinco anos, o governo federal retoma nesta quinta-feira (1º), as contratações do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, focadas em famílias que fazem parte da Faixa 1, que inclui aquelas com renda mensal de até R$ 2.640. 

Nesse grupo, os beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) recebem o imóvel gratuitamente. Os demais precisam pagar uma prestação que corresponde a 10% da sua renda durante cinco anos. Veja mais detalhes!

Minha Casa, Minha Vida para renda baixa

Dessa forma, o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB) assinará o primeiro contrato para o início das obras juntamente com a Prefeitura de Jaguariúna, no Estado de São Paulo. Assim, a previsão é de que haja a construção de 115 unidades habitacionais na cidade.

Portanto, a meta do governo federal para este ano é realizar a contratação de 187,5 mil moradias em 560 municípios ao redor do país. Assim, para essa iniciativa, o governo irá disponibilizar um orçamento de R$ 9,4 bilhões. De modo que a utilização dos valores ocorrerá conforme a execução das obras. 

Além disso, outro objetivo da gestão atual é retomar as obras de moradia que foram interrompidas durante o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Imagem de diversos imóveis em condomínio e a logo do programa Minha Casa, Minha vida no centro.
Imagem: Leonardo Dantas Teixeira / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Mudanças no programa habitacional

Por fim, vale lembrar que, durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o programa passou por alterações e passou a se chamar Casa Verde e Amarela. Na época, a faixa 1 deixou de ser existir. E, a política habitacional direcionou o foco para as famílias capazes de assumir um financiamento utilizando os recursos do FGTS

Veja também:

Encerramento de contas Nubank gera frustração em clientes; confira

Assim, com a retomada do Minha Casa, Minha Vida e do seu nome original durante a gestão do presidente Lula, a Faixa 1 volta a receber prioridade. No entanto, os financiamentos habitacionais com recursos do FGTS foram mantidos, sendo adicionada a opção de financiamento para a aquisição de imóveis usados.

Imagem: Leonardo Dantas Teixeira / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital