Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ministério da Previdência e Polícia Federal se unem para intensificar combate a fraudes no INSS

A fim de combater fraudes do INSS, a Previdência e a Polícia Federal se uniram em uma ação de combate. Clique para entender mais!

O Ministério da Previdência Social (MPS) e a Polícia Federal (PF) estão realizando uma união estratégica especialmente focada no combate às fraudes na concessão de benefícios previdenciários. A novidade foi anunciada durante um encontro que ocorreu em Brasília, nesta terça-feira (30).

A reunião contou com a participação do ministro Carlos Lupi e do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. Além de colaborar com a PF, o MPS também está apostando na integração de dados para identificar e combater irregularidades. Assim, a ideia principal é assegurar alto nível de proteção e segurança durante todo o processo de concessão de benefícios.

Além disso, existe um trabalho intensivo realizado pelos departamentos de inteligência de ambas as instituições, que arquitetam operações direcionadas ao combate contra desvios de recursos públicos. Continue lendo para conferir mais informações a respeito.

Acelerando o tempo de resposta no INSS

Fachada da Previdência Social do INSS
Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com

Assim, o MPS e a PF estão se esforçando para tornar o processo de concessão de benefícios do INSS mais rápido e eficaz. Até então, foi possível reduzir o tempo de concessão para 47 dias. A expectativa é que até 2024 seja possível finalizar o processo de aprovação dos benefícios em até 30 dias.

Essa conquista só foi possível graças à colaboração de milhares de servidores federais, de acordo com Lupi. Ele também salientou a importância da parceria entre as instituições para a garantia dos direitos da população.

“Trata-se de um trabalho integrado da União, para proporcionar cidadania aos mais de 39 milhões de brasileiros que dependem da Previdência Social. Com a PF, estamos desenvolvendo mecanismos para evitar fraudes e preservar os recursos do público”, declarou Lupi.

Mais modernidade e valorização profissional

Para Carlos Lupi, ministro, os direitos dos beneficiários são garantidos, principalmente, mediante a implementação de sistemas mais seguros.

Veja também:

Nova lei do CPF pode te pegar de surpresa: veja o que mudou

Ademais, Lupi ressaltou que o governo já está efetuando investimentos tanto na modernização desses sistemas quanto na valorização dos servidores, ações que são de suma importância para aprimorar o desempenho que alcançaram nos últimos doze meses.

Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil