Na terça-feira (18), Wellington Dias (PT), ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, afirmou que o governo irá continuar com os bloqueios que tiveram início em março, quando 1,2 milhão de beneficiários foram suspensos. Portanto, o processo deve ocorrer até dezembro deste ano.
De acordo com Dias, a quantidade de fraudes foi muito maior do que os bloqueios que já foram realizados. O ministro disse ser estranho que entre maio e outubro de 2022 houve o cadastro de 5,5 milhões de famílias unipessoais, isto é, compostas por uma pessoa só, o que significa que há alguma coisa errada.
Como evitar ser bloqueado no Bolsa Família
Para evitar que seu benefício seja bloqueado, é preciso que o cidadão mantenha suas informações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) atualizadas, como:
- Alteração da renda familiar;
- Morte ou nascimento na família;
- Mudança de endereço;
- Mudança de membros familiares da residência;
- Transferências ou saídas de escolas, no caso das crianças.
Além disso, é preciso cumprir as condicionalidades para a manutenção do pagamento do Bolsa Família, sendo elas:
- Frequência escolar para crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos;
- Acompanhamento pré-natal para gestantes;
- Acompanhamento nutricional das crianças de até 6 anos;
- Manutenção da caderneta de vacinação atualizada.
Inclusão de novos beneficiários
Em contrapartida, Dias afirmou que nos próximos meses deve haver inclusão de novos beneficiários no Bolsa Família. Por meio do programa busca ativa, cerca de 12 mil profissionais estão buscando em todos os municípios população em situação de rua, ribeirinhos, povos da floresta e pessoas que residem em periferia, públicos que geralmente não são assistidos pelo Estado.
Calendário Bolsa Família – Abril
| Último dígito do NIS | Data do Pagamento |
| 1 | 14 de abril |
| 2 | 17 de abril |
| 3 | 18 de abril |
| 4 | 19 de abril |
| 5 | 20 de abril |
| 6 | 24 de abril |
| 7 | 25 de abril |
| 8 | 26 de abril |
| 9 | 27 de abril |
| 0 | 28 de abril |
Imagem: rafapress / Shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital
