Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ministro do Trabalho manterá o saque-aniversário do FGTS, mas vai mudar regras

Informação foi passada em entrevista ao Valor Econômico. Entenda qual será o futuro do saque-aniversário do FGTS

Nos últimos dias, muito tem se falado sobre a possibilidade de proibição de novas retiradas no que diz respeito ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Agora, o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, recuou da sua decisão, mas afirma que a modalidade passará por mudanças.

Anteriormente, o ministro havia informado que iria propor o fim do saque aniversário do FGTS quando se reunisse com o Conselho Curador do FGTS. A reunião, por sua vez, está marcada para o dia 21 de março. No entanto, de acordo com o que ele disse ao Valor Econômico, a proposta não deve ocorrer.

Saque-aniversário do FGTS com regras diferentes

Nas palavras do ministro do Trabalho, caso o saque-aniversário permaneça, será com regras totalmente diferentes. No entanto, o chefe da pasta disse não estar convencido ainda sobre a situação da modalidade. Segundo ele, ainda em entrevista ao jornal, não se pode “fazer o trabalhador de escravo”.

“Não descarto que acabe, podendo até ser mantido. Vamos decidir, não tem canetada. Eu acho um erro, mas estou aberto a refletir. Certamente mudanças haverá”, afirmou o ministro do Trabalho ao Valor Econômico.

Marinho aponta que os trabalhadores reclamam que, ao aderir ao saque-aniversário do FGTS, valores são bloqueados por dois anos em caso de demissão. Sendo assim, do ponto de vista do ministro, a modalidade acaba enfraquecendo o fundo de investimento para geração de emprego.

Fim da modalidade de retirada de valores

A primeira vez que o ministro do Trabalho falou sobre o possível fim do saque-aniversário do FGTS foi em entrevista ao jornal O Globo, no mês passado. Logo, a fala chamou atenção de trabalhadores brasileiros. Posteriormente, a assessoria de imprensa da pasta confirmou a informação.

No dia 24 de janeiro, o chefe da pasta afirmou ao GloboNews que a modalidade chegaria ao fim a partir de março. A adesão não seria mais permitida pelo Conselho Curador do FGTS, segundo ele. Em entrevista, Marinho também informou que os contratos vigentes não seriam interrompidos.

Além disso, no começo deste mês, em entrevista ao O Globo, Marinho disse que a política de saques do último governo é irresponsável e criminosa. Isso porque, caso o trabalhador realize o saque do fundo ao longo dos anos, quando precisar do FGTS depois, não o encontrará.

Empréstimo com as menores taxas usando o saque-aniversário

Sabia que é possível usar o FGTS para conseguir um empréstimo? Também chamada de Antecipação do Saque-Aniversário, essa modalidade permite que até mesmo quem está negativado consiga crédito nos bancos. Uma das maneiras de se fazer isso é usando o Seu Empréstimo Digital.

O Seu Empréstimo Digital  é uma ferramenta fácil de usar e confiável. Por meio do site, você busca todas as opções de crédito disponíveis e o melhor cenário atualizado entre os 13 bancos parceiros.

O site também permite que você faça a simulação dos valores e prazos de empréstimo que melhor cabem no seu bolso. Clique aqui e confira!

Imagem: Reprodução / Sindicato dos Metalúrgicos ABC