Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Moeda de 1 centavo com ESTE detalhe pode valer muito dinheiro: veja se você tem!

O comércio de colecionadores é um nicho específico dentro do mercado de bens de consumo. Nele, destacam-se pessoas que se dedicam a adquirir, acumular e preservar itens raros e valiosos, muitas vezes como um investimento ou pura diversão.

Nesse sentido, as moedas de 1 centavo ainda são aceitas no comércio, porém, são cada vez mais raras. Assim, atualmente são itens desejados por colecionadores que desejam ter este item incomum. Veja a seguir os detalhes: 

A rara moeda de 1 centavo

Embora sua produção tenha sido encerrada não faz muito tempo, em 2004, existe uma versão do objeto que tem se tornado cada vez mais rara, algo a que os colecionadores costumam ficar bem atentos para conseguir.

Ao passarem pela cunhagem, que é o processo de gravar as moedas, algumas acabam saindo com certas diferenças. Esses erros que ocorrem na produção faz com que tenham detalhes diferentes, basicamente tornando-as únicas. 

Neste caso, a moeda em questão teve a impressão do rosto invertida. Assim, o que na época foi um erro de cunhagem, hoje se torna um objeto de desejo dos colecionadores, de modo que seu valor de negociação tem chegado a cerca de R$ 280 cada.

Como é o mercado de colecionadores?

As moedas fazem parte dos itens colecionáveis mais populares. Por serem amplamente espalhadas pelo mundo e possuírem muita história ao redor, existem exemplares tão raros e antigos que chegam a custar milhões de reais no mercado de colecionadores.

A própria moeda de 1 centavo com o rosto invertido foi uma descoberta recente, mas que atraiu a atenção dos colecionadores. Após a notícia, muitos foram verificar se não tinham posse de um item assim.

Nunca se sabe quando, sem nem ao menos fazer ideia, podemos ter no fundo da gaveta de casa algo que, para nós, pode não conter valor algum, mas, para outros, pode ser um objeto tão cobiçado. É por essas e outras que vale a pena conferir o universo dos colecionáveis, não acha? 

Imagem: Things / shutterstock.com