Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Moedas digitais têm outras 5 finalidades além de servir como dinheiro

As moedas digitais deixaram de ser tendência e passaram a ser uma realidade.

0

Desde o estouro do Bitcoin, em 2016, as moedas digitais passaram a fazer parte da estratégia e do planejamento de muitas grandes empresas globais. Ou seja, as criptomoedas deixou de ser tendência e passou a ser uma realidade cada vez mais palpável no dia a dia corporativo. O crescimento nos últimos cinco anos sem dúvida é parte de um fenômeno maior: a digitalização dos pagamentos. Contudo, explica apenas um lado da história. As moedas digitais tornaram-se populares porque possuem outras funções além do simples pagamento de algum produto ou serviço. Veja a seguir 5 outras funcionalidades das moedas digitais (ou criptomoedas).

É provável que você também goste:

Como abrir uma conta digital gratuita no Banco Bari

Mercado Pago está liberando bons limites iniciais no cartão de crédito

Monnos cria cartão de criptomoedas e o melhor: com cashback de até 5%

1 – Proteção de dados 

A base das principais moedas digitais em todo o mundo é uma tecnologia conhecida como blockchain. Por meio dela, divide-se uma informação digital em diversos blocos criptografados e protegidos com um código matemático. A informação inteira só ficará disponível quando todos os blocos se alinharem numa espécie de corrente (daí a origem do nome). Assim, mesmo que um hacker consiga acessar o conteúdo de determinado bloco, ele não conseguirá ver todos os dados. Por isso, em geral se recomenda esses ativos para proteger documentos sigilosos que estão armazenados e trafegam pela web.

2 – Transferência de informações  

Essa segurança a mais leva à segunda questão: as moedas digitais evidentemente podem carregar ativos financeiros enquanto viajam pelo ciberespaço até chegar ao usuário ou destino final. Contudo, esses “blocos” podem levar quaisquer informações digitalizadas consigo – e com a mesma proteção de criptografia e códigos matemáticos. Afinal, cada bloco é preparado para carregar um dado, não importa seu valor. Dessa forma, torna-se um meio mais fácil, seguro e eficiente de transportar dados de um usuário ou sistema a outro.

3 – Rede de benefícios  

Já imaginou oferecer a possibilidade de seus clientes adquirirem mais produtos e/ou serviços da sua marca sem ter que desembolsar valores em reais para isso? Pois é, a adoção das moedas digitais permite essa oportunidade. Uma vez que esses ativos são descentralizados, ou seja, não são regidos por órgãos nacionais e internacionais, as empresas podem criar todo um ecossistema que premia os usuários com moedas digitais do tipo utilitytoken (token de utilidade) que podem ser trocadas digitalmente por novos itens.

4 – Estratégia de gamificação  

De um modo geral, podemos compreender gamificação como estratégias que utilizam as técnicas dos jogos e brincadeiras para engajar, motivar e envolver um grupo de pessoas – podem ser os colaboradores ou até mesmo clientes e parceiros externos. Com as moedas digitais, essa tática ganha um reforço e tanto, uma vez que pode “premiar” as pessoas mediante o cumprimento de determinadas tarefas e metas, promovendo ainda mais a produtividade entre os funcionários e aumentando as vendas com os consumidores.

5 – Ferramenta de marketing 

Por fim, a combinação das técnicas de engajamento, dados digitais seguros e oferta de produtos e serviços faz com que as moedas digitais atuem como uma poderosa plataforma de marketing nas organizações. Por meio delas, as empresas conseguem se aproximar dos usuários, saber suas necessidades e desejos, estimular participação e interação com a marca em diferentes canais digitais e ainda proporcionar novas vendas com técnicas inovadoras e sem intermediário. É só a empresa conversando diretamente com seus consumidores. Uma solução que, convenhamos, atende às principais tendências de digitalização das relações sociais que observamos atualmente.

Autor: Cássio Rosas, head de Marketing e Estratégia da Wibooutilitytoken que promove um programa de fidelização entre varejistas e consumidores por meio de moedas digitais.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Wit Olszewski / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...