Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Molho de tomate de marca famosa contém fungos e ovos de parasitas, diz perícia

Fungos e bactérias foram encontrados em uma renomada marca de molho de tomate. Saiba mais sobre o ocorrido!

Recentemente, uma análise realizada pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP) em amostras de molho de tomate da marca Fugini revelou a presença de fungos e ovos de parasitas no produto.

O exame pericial teve conclusão na terça-feira (16). Além disso, as amostras para a análise da perícia têm origem em Viamão, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Fugini notificada pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) chegou a impor uma proibição à empresa, impedindo-a de fabricar, comercializar e distribuir produtos.

No entanto, essa decisão foi temporariamente suspensa em abril. Além disso, a Fugini está sendo investigada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul por suspeita de crime contra as relações de consumo.

Criada em 1996 na cidade de Monte Alto (SP), a Fugini foi uma das empresas inovadoras no ramo da alimentação. Dentre essas, foi uma das primeiras a fabricar os sachês de molho de tomate, além da criação de linhas de produtos sem conservante, entre outras inovações sustentáveis no mercado nacional alimentício.

Como anda a investigação do caso

A investigação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul sobre o caso tem previsão de conclusão ainda neste mês. A delegada Jeiselaure de Souza informou que os responsáveis pela empresa serão convocados para prestar depoimento nos próximos dias.

Segundo ela, os resultados da perícia realizada pelo IGP confirmam a presença de fungos e ovos de parasita nos molhos, indicando que esses alimentos estão contaminados. Portanto, não são adequados para o consumo humano, pois podem conter bactérias e produzir toxinas prejudiciais à saúde.

Declarações da empresa

A Fugini então emitiu uma declaração, informando que não houve notificação da empresa ou que teve acesso a qualquer relatório relacionado ao procedimento de perícia em questão. Contudo, houve a análise de três amostras distintas do molho de tomate.

Cada uma dessas amostras coletadas ocorreram em diferentes mercados, lotes e apresentações, como destacado pela delegada responsável. Nesse sentido, ela ressalta que todas as amostras apresentaram os mesmos resultados quanto à presença de fungos e ovos de parasitas.

Imagem: MaraZe / shutterstock.com