Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Montadora chinesa ‘rouba’ fábrica da Ford com aval de Lula; entenda

O presidente Lula se reuniu com os responsáveis pela montadora chinesa para combinar sua vinda ao Brasil. Veja!

Amanda SampaioPor Amanda Sampaio2 min de leitura
Montadora chinesa de carros elétricos

Nesta última quarta-feira (28), o presidente Lula (PT) se reuniu com o vice-presidente da BYD, uma montadora chinesa, para que ela assuma a fábrica da Ford no país. O anúncio oficial será na próxima terça-feira (04).

Assim, a BYD se instalará na fábrica localizada em Camaçari, na Bahia, que antes era da Ford. A empresa está na última fase dos trâmites da compra da planta industrial. Inclusive, a movimentação acontece depois de sofrer alguns impasses sobre os incentivos fiscais no Brasil.

No entanto, durante a reunião, que teve presença também do governador do estado, Jerônimo Rodrigues, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, esses assuntos foram resolvidos.

Conheça a montadora chinesa que chega ao nordeste do Brasil

Depois dos impasses sobre a cobrança de PIS/Cofins e IPI de veículos elétricos no Brasil, a BYD chega para aumentar a frota desse modelo de transporte no país. As negociações para sua instalação na Bahia aconteciam desde 2022.

A ideia é que a montadora realize a produção de carros e ônibus elétricos, além de caminhões. Assim, uma das maiores empresas do mundo no comércio de veículos elétricos, que já possui uma fábrica em São Paulo, chega para o nordeste do país.

A vice-presidente da marca, Stella Li, que estava no Brasil para o lançamento do novo modelo elétrico da marca – o hatch Dolphin – não comentou sobre o assunto, apenas declarou que as negociações ainda estavam em andamento.

Por que a BYD usará a infraestrutura da Ford?

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

A Ford utilizava a fábrica e a planta localizada em Camaçari até 2021 – ano em que anunciou sua saída do Brasil. Dessa forma, a montadora chinesa viu a oportunidade de trazer mais uma unidade para o Brasil.

No entanto, devido às negociações, o anúncio da vinda de mais uma unidade da BYD, que aconteceria em abril, atrasou. Ademais, a montadora chinesa possui planos para a região, incluindo a utilização do porto de Aratu. A ideia é utilizar o local para a produção de equipamentos para a indústria eólica, por exemplo.

Imagem: Jenson/Shutterstock.com

Amanda Sampaio

Autor

Amanda Sampaio

Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, redatora há mais de 3 anos em diversos nichos.

Topicos relacionados