Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Montadora de carros interrompe ações após adulteração em testes de segurança; saiba detalhes

Uma montadora de carros anunciou a interrupção de sua produção nacional nesta semana após a revelação de um escândalo. Entenda!

Uma montadora de carros adulterou os testes de segurança dos seus veículos ao longo de 30 anos. Com esse escândalo tornando-se público, a Daihatsu, propriedade da Toyota, interrompeu sua produção nacional.

Conhecida principalmente pela fabricação de automóveis de passageiros, cessou a produção em todas as suas quatro fábricas no Japão nesta semana. A paralisação, por sua vez, deve durar até o final de janeiro. Continue a leitura!

Montadora de carros de propriedade da Toyota interrompe produção após escândalo

Montadora durante a fabricação de carros com robôs na linha de produção, montando os veículos
Imagem: Gorodenkoff / Shutterstock.com

Entre as 4 fábricas paralisadas no Japão, inclui-se também a sua sede na cidade de Osaka. A interrupção da produção da montadora de carros deve durar, pelo menos, até o final do mês que vem, afetando aproximadamente 9 mil funcionários, de acordo com o que disse um porta-voz da empresa à CNN.

Logo, a Daihatsu se encontra em meio a um escândalo de segurança que, de acordo com a Toyota, “abalou os alicerces da empresa”. Na última semana, um comitê independente revelou que a montadora de carros havia adulterado testes de segurança para até 64 modelos de veículos, incluindo modelos vendidos sob o rótulo da Toyota.

Quais serão os próximos passos?

Em resposta, a Daihatsu interrompeu temporariamente todas as remessas domésticas e internacionais de veículos. A montadora de carros também consultará as autoridades sobre quais devem ser os próximos passos para lidar com a situação.

Esse caso é apenas o último em meio a uma série de problemas para a montadora. Em abril, ela admitiu não ter cumprido as regulamentações durante testes de colisão para mais de 88 mil carros, vendidos principalmente sob a marca Toyota em países como Malásia e Tailândia.

Ainda, a última investigação descobriu ainda mais 174 casos de manipulação de dados pela montadora de carros, incluindo falsas declarações e ajustes inadequados em veículos para aprovação nos testes de segurança. A Toyota, como principal acionista, prometeu então reformar completamente a Daihatsu.

Imagem: Gorodenkoff / Shutterstock.com