Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Montadora quer suspender contrato de 1.200 trabalhadores; entenda a situação

Montadora propõe suspender 1.200 contratos em sua fábrica. Entenda a triste situação desses trabalhadores.

Ana FerreiraPor Ana Ferreira2 min de leitura
Imagem que mostra a produção de veículos em uma montadora de carros

Em meio a um cenário desafiador para a indústria automotiva, a General Motors (GM) anunciou uma proposta que desperta preocupação: a suspensão de contrato de 1.200 trabalhadores em sua fábrica localizada em São José dos Campos. Essa medida, com duração prevista de até dez meses, visa enfrentar a atual queda nas vendas e garantir a manutenção dos empregos.

O anúncio da GM ocorre em um momento em que o setor automotivo inicia grande demanda com a aprovação de uma Medida Provisória que visa estimular as vendas de carros populares e preservar os postos de trabalho.

Suspensão de contrato de 1.200 trabalhadores

É importante ressaltar que, no início deste ano, a GM já havia implementado períodos de férias coletivas como uma forma de lidar com a demanda reduzida. Agora, a empresa optou por estender o período de suspensão contratual para toda a unidade em São José dos Campos, além de anunciar uma parada de dez dias na produção no próximo mês.

No entanto, o layoff (prática de suspensão temporária de contratos) acarretaria em uma diminuição nos salários dos trabalhadores, pois eles ficariam em casa participando de programas de requalificação, o que representaria um fardo financeiro para eles.

Diante disso, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos apresenta uma proposta alternativa, sugerindo a redução da jornada de trabalho sem qualquer redução nos salários, buscando preservar o ganho financeiro dos trabalhadores. Essa alternativa seria submetida à aprovação dos funcionários durante uma assembleia.

GM propõe layoff e sindicato busca alternativas

A fábrica localizada na cidade emprega atualmente 3.958 colaboradores e a perda de 1.200 trabalhadores seria bastante significativa no quadro de funcionários.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Diante da atual conjuntura do mercado automotivo, caracterizada por férias coletivas, suspensão de contratos e redução de turnos, tanto a General Motors quanto as empresas fornecedoras de autopeças estão enfrentando desafios significativos para se adaptarem à queda nas vendas.

De acordo com as declarações do ministro Geraldo Alckmin, responsável pela pasta do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, estima-se que o setor automobilístico seja responsável pela geração de empregos para cerca de 1,2 milhão de indivíduos em todo o território nacional.

Imagem: Jenson / Shutterstock.com

Ana Ferreira

Autor

Ana Ferreira

Redatora do Seu Crédito Digital. Estudante de psicologia e serviço social. 23 Anos de idade e moradora de Brasília.

Topicos relacionados