Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mora sozinho e quer solicitar o Bolsa Família? Veja como!

Você sabia que é possível receber Bolsa Família mesmo se você mora sozinho? Clique aqui e descubra mais informações sobre isso!

Em meio a desafios econômicos crescentes, o programa Bolsa Família, revitalizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), continua a ser uma ferramenta chave para mitigar a vulnerabilidade social no Brasil.

A iniciativa oferece assistência financeira a mais de 21 milhões de brasileiros mensalmente. No entanto, muitos que vivem sozinhos desconhecem o processo de solicitação do Bolsa Família. Ademais, há um desconhecimento generalizado sobre a possibilidade de participação no programa, mesmo nessas circunstâncias.

Para quem mora sozinho e busca o benefício, a inscrição no Cadastro Único do governo federal é o passo inicial. Este registro unificado é um pré-requisito para acessar diversas formas de ajuda governamental, incluindo o Bolsa Família.

Bolsa Família para quem morar sozinho: quais são os critérios?

Mão segurando celular com tela mostrando nome do programa Bolsa Família
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Para se qualificar para o Bolsa Família em 2024, os candidatos devem ter renda mensal de até R$218 por pessoa, garantindo assim sua elegibilidade ao programa. Além disso, é fundamental manter atualizado o Cadastro Único para evitar o bloqueio ou cancelamento do benefício.

No novo programa Bolsa Família, nenhum beneficiário deve receber menos de R$600 mensais, uma regra que também se aplica a indivíduos que moram sozinhos.

Apesar de não serem elegíveis para benefícios adicionais que se direcionam a famílias com crianças ou gestantes, as pessoas que moram sozinhas têm a garantia do valor mínimo mensal. Assim, é possível organizar ainda melhor as finanças.

Como atualizar meu cadastro para participar do programa?

Independentemente da composição familiar, o processo de inscrição se mantém idêntico. O cadastro pode acontecer em qualquer época do ano nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou em qualquer centro de assistência social de prefeituras que não possuem um CRAS.

Veja também:

Como fazer recarga de jogos pelo PagBank?

Também é necessário apresentar alguns documentos: RG e CPF, carteira de trabalho, comprovantes de renda e residência, atestados de matrícula e carteira de vacinação para menores de idade.

Imagem: rafapress / shutterstock.com