Em Minas Gerais, dados apontam que a cada hora são registrados, em média, 4 golpes financeiros virtuais. De acordo com a Polícia Civil, somente nos dois primeiros meses do ano, foram 6.067 ocorrências de estelionatos digitais no estado.
Moradores DESTA região sofrem 4 golpes por hora
O estado se destaca no número de ocorrências de golpes financeiros virtuais. São pelo menos 4 casos por hora registrados. Saiba mais.
Com métodos cada vez mais avançados e com o uso de ferramentas virtuais maliciosas, golpistas fazem suas vítimas diariamente na internet. Siga a leitura para saber mais sobre a situação.
Minas Gerais registra 4 golpes financeiros a cada hora
Segundo dados da Serasa, 40% dos brasileiros já foram vítimas de golpes financeiros. No entanto, o número real pode ser muito maior, considerando o fato de que muitos casos não são denunciados.
Ao portal O Tempo, o delegado da Divisão Especializada de Investigação aos Crimes Cibernéticos do estado de Minas Gerais, Renato Nunes, explicou que por trás dos crimes estão golpistas especialistas que investem tempo e dinheiro nas fraudes.
Os cibercriminosos implantam publicidades maliciosas, sites falsos e outras ferramentas e métodos capazes de pescar os dados sensíveis das vítimas.
“São pessoas com facilidade no meio digital. Elas possuem dinheiro para investir (…) Não são amadores”, destacou o delegado.
De acordo com a Polícia Civil, das 6.067 ocorrências registradas no estado entre janeiro e fevereiro, 5.056 golpes foram concluídos pelos criminosos.
Dados gerais
Segundo levantamento da OLX e da AllowMe, no ano de 2022, os golpes online foram responsáveis por um prejuízo de cerca de R$ 551 milhões para os brasileiros. No território nacional, a média de tentativas de fraudes virtuais era de 17 a cada hora.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Apesar dos dados referentes à média, os números revelam um crescimento no volume de tentativas de fraudes no último trimestre de 2022, cerca de 20%.
Para o ano de 2023, as informações locais de Minas Gerais já apontam um volume expressivo de ocorrências por hora no estado somente nos dois primeiros meses do ano.
Os números mostram uma escalada prevista por especialistas, com um aumento de ocorrências de golpes virtuais em todo o mundo. Em meio ao cenário, o que tem sido observado são os esforços dos governos em regulamentar a internet e aperfeiçoar suas leis de proteção de dados.
Imagem: Minerva Studio/ Shutterstock
