Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Moradores do RS já podem sacar FGTS e Bolsa Família; saiba mais

Diante da tragédia que está ocorrendo no RS, o governo federal anunciou a liberação do saque do Bolsa Família e do FGTS. Saiba mais!

O Rio Grande do Sul (RS) foi palco de um dos maiores desastres climáticos de sua história recente. Assim, com mais de 700 mortos e aproximadamente 100 mil pessoas desalojadas, o estado enfrenta um cenário de emergência que demanda atenção e ação rápida dos governos e da população.

As chuvas torrenciais causaram estragos significativos em várias cidades, com perdas materiais consideráveis, interrupção de serviços essenciais e danos incalculáveis à infraestrutura. Dessa forma, o governador Eduardo Leite (PSDB), abalado com a situação, declarou que esta tragédia é sem precedentes na região, chamando atenção para a escala do desastre.

Antecipação do Bolsa Família

Neste domingo (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), juntamente com vários de seus ministros, esteve novamente no Rio Grande do Sul, onde anunciou uma série de medidas que visam ajudar o estado neste momento desafiador.

Assim, entre as principais iniciativas está a antecipação do pagamento do Bolsa Família, cujo pagamento estava previsto para ocorrer a partir do dia 17 de maio. No entanto, os beneficiários do programa social no estado, que vivem nas regiões atingidas, já podem sacar o benefício.

Veja também:

Fim das folgas extras? Péssima notícia envolvendo feriados; confira

Dessa forma, para realizar o saque é preciso receber uma Declaração Especial Pagamento (emitida pela gestão municipal) e assim, fazer o resgate do Bolsa Família independente do Número de Identificação Social (NIS). Além disso, o governo prorrogou o prazo para atualização cadastral do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Na imagem, mão segurando várias notas de cem e cinquenta reais. Caixa
Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com

Saque do FGTS

Ademais, a Caixa Econômica Federal, responsável pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), liberou o saque-calamidade para os trabalhadores que residem em áreas onde foi decretada situação de calamidade pública ou emergência pela Defesa Civil. Assim, será possível sacar até R$ 6.220 das contas do fundo, basta seguir os passos abaixo:

  • Acessar o aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS);
  • Clicar em “Meus Saques”;
  • Selecionar “Outras situações de saque – Calamidade Pública”;
  • Informar o município em que reside;
  • Encaminhar os documentos solicitados;
  • Clicar na opção para creditar o valor em conta;
  • Indicar uma conta para receber os valores;
  • Por fim, se houver aprovação da crédito após análise, a quantia estará disponível na conta do trabalhador em até 5 dias úteis.

Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com