Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Morre ex-presidente do Banco BMG

O empresário tinha 94 anos e foi pioneiro em diversos segmentos no mercado financeiro. Confira mais informações.

O ex-presidente do Banco BMG, Flávio Pentagna Guimarães, faleceu hoje (19) em Belo Horizonte, onde morava, de causas naturais. O empresário e acionista do Grupo BMG foi referência em instituições bancárias no Brasil e ocupava a 199ª na lista da Forbes entre os homens mais ricos do mundo, com um patrimônio de R$ 1,6 bilhão.

Os membros da família de Flávio são sócios majoritários do BMG, e seu pai foi o fundador do banco BMG em 1930.

Vida do ex-presidente do Banco BMG se destacou pelo pioneirismo

A morte de Flávio tornou-se notícia no mercado financeiro pelo seu pioneirismo em investimentos diversificados, que atravessaram décadas como referência. Anteriormente, Flávio e a família foram donos da Magnesita, que foi vendida em 2007 por R$ 1,2 bilhão.

Além disso, o BMG foi o primeiro banco a trabalhar com a modalidade de empréstimos consignados no Brasil, ainda em 2006.

Atualmente, os Pentagna Guimarães possuem uma fatia da Bossa Nova Investimentos, empresa que financia startups do ramo de tecnologia. Outros negócios da família estão no setor imobiliário, agropecuária e indústria.

O pai de Flávio, Antônio Mourão Guimarães (1888-1965), colocou o filho para trabalhar no BMG em 1958, onde ficou até se aposentar das funções.

Família de Flávio lamenta a morte do patriarca

Flávio deixa 5 filhos, frutos do casamento do empresário com Marina Ferreira, falecida em 1994. Além dos herdeiros João, Antônio, Regina, Angela e Ricardo, o ex-presidente do Banco BMG tinha 12 netos e 12 bisnetos.

Entre os filhos, o mais conhecido é Ricardo, que já foi presidente do Atlético Mineiro e atualmente atua como diretor-comercial no Coimbra Sports, da segunda divisão do Campeonato Mineiro.

O sepultamento de Flávio acontecerá amanhã (20), em Belo Horizonte.

Imagem: BMG/Divulgação