Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Motoristas de táxi e aplicativo poderão ter redução no Imposto de Renda; saiba mais

Alerta motoristas de táxi e aplicativos! Senado aprova redução de Imposto de Renda. Descubra quem se beneficia e como

Em uma importante vitória para a categoria, o Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (23), o projeto de lei que reduz a alíquota do Imposto de Renda (IR) para motoristas de táxi e aplicativos. Assim, a medida, que ainda precisa passar por análise da Câmara dos Deputados, visa aliviar a carga tributária desses trabalhadores e estimular a formalização da atividade.

Dessa forma, a redução do Imposto de Renda beneficiará os motoristas de táxi e aplicativos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, ou seja, aqueles que possuem renda familiar bruta mensal de até R$ 5.607,20. 

Assim, essa faixa de renda abrange a grande maioria dos trabalhadores da categoria, que muitas vezes enfrentam dificuldades para arcar com os altos custos da atividade, como impostos, manutenção do veículo e combustível. Veja mais detalhes!

Redução do Imposto de Renda

De acordo com o projeto aprovado pelo Senado, a alíquota do IR para os motoristas de táxi e aplicativos será reduzida de 27,5% para 5%. Assim, essa medida significa que os trabalhadores da categoria pagarão menos imposto sobre seus rendimentos. O que lhes permitirá aumentar sua renda líquida e ter mais condições de investir na profissionalização da atividade.

Veja também:

13º do INSS começa a ser pago hoje; veja quem recebe e como

Portanto, a aprovação do projeto de lei pelo Senado representa um marco importante para a categoria dos motoristas de táxi e aplicativos. A medida visa reconhecer a importância desses trabalhadores para a economia e garantir que eles tenham acesso a condições mais justas e dignas de trabalho.

Imagem de uma calculadora branca e azul com a sigla IRPF na tela sobre notas de 50 e 100 reais em formato de leque.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Outras medidas para motoristas de táxi e aplicativos

Além da redução do Imposto de Renda, o projeto de lei também prevê outras medidas para beneficiar os motoristas de táxi e aplicativos, como:

  • Criação de um programa de crédito: o programa oferecerá linhas de crédito com juros subsidiados para que os motoristas possam adquirir novos veículos ou financiar a manutenção dos atuais;
  • Capacitação profissional: a iniciativa promoverá cursos de capacitação para os motoristas, visando aprimorar suas habilidades e conhecimentos sobre o mercado de transporte por aplicativo;
  • Regularização da atividade: o projeto incentiva a regularização da atividade, com a simplificação dos processos burocráticos e a criação de mecanismos para facilitar a formalização dos motoristas.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com