Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Motoristas já podem pagar débitos do veículo via Pix; confira

Os proprietários de veículos podem pagar o licenciamento antecipado, a transferência de veículos usados e multas de trânsito via Pix. Confira!

Na última quarta-feira (3), a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) passou a permitir que os proprietários de veículos paguem o licenciamento antecipado, a transferência de veículos usados e multas de trânsito via Pix. Dessa forma, a opção está disponível através de um QR Code, que pode ser gerado no portal da Sefaz-SP.

Samuel Kinoshita, secretário da Fazenda de São Paulo, afirmou à Folha de SP que a nova funcionalidade permite a expansão da rede arrecadadora. Assim, agora, as cerca de 800 instituições financeiras que participam do Pix estão incluídas. Veja mais detalhes!

Pagamento via Pix

Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP, informou à Folha que em breve o Pix será incluído como meio de pagamento para as demais atividades e serviços do órgão. Vale destacar que desde outubro de 2023, já é possível pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pelo Pix.

Veja também:

Novo teto do INSS deve ser divulgado ainda em janeiro; entenda como funciona

Além disso, a Sefaz-SP ressalta que o QR Code gerado tem validade de 15 minutos para o pagamento. Ademais, o órgão informou que a secretaria e o Detran-SP não enviam boletos, e-mails ou mensagens via Whatsapp com QR Code para pagamento de débitos. Dessa forma, a única forma de realizar o pagamento é entrando no site da secretaria e solicitando o código para quitar o débito.

Celular com o nome PIX na tela inicial, sobre algumas cédulas de dinheiro e moedas.
Imagem: Gustavomellossa / Shutterstock.com

Como realizar o pagamento

Portanto, confira o passo a passo para realizar o pagamento dos débitos do veículo via Pix:

  • Acesse o site da Sefaz-SP;
  • Fazer o login;
  • Selecionar o serviço que deseja;
  • Preencher as informações (Renavam e placa ou, em alguns serviços, CPF/CNPJ);
  • Clicar em  “Consultar”
  • Selecionar os débitos que irá pagar;
  • Clicar em “Pagar via Pix” para a emissão do QR Code;
  • Acessar o aplicativo bancário para ler o QR Code, ou clicar em “Copiar” na funcionalidade “Pix Copia e Cola”;
  • Conferir se o pagamento está sendo direcionado à Secretaria da Fazenda e Planejamento, (CNPJ 46.377.222/0003-90), em conta do Banco do Brasil – se for outro número, não faça o pagamento;
  • Por fim, após o pagamento, a mensagem “Pagamento Confirmado!” será constará no site da Sefaz.

Imagem: Gustavomellossa / Shutterstock.com