Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba quais mudanças devem ocorrer nas regras de MEI

A intenção da nova MEI é formalizar e criar regras para quem trabalham por aplicativo, e de maneira totalmente remota

O Ministério do Trabalho e Previdência, por meio de um anúncio oficial, vai criar um sistema parecido ao do Microempreendedor Individual (MEI). Em suma, a intenção é formalizar as pessoas que trabalham por aplicativo. Diante disso, confira abaixo as mudanças que podem ocorrer nas novas regras. 

Promoção do Inter dá ações da Natura, Ambev e outras grandes empresas

Saiba quais mudanças devem ocorrer nas regras de MEI

A intenção da nova MEI é formalizar quem trabalham por aplicativo, e quem trabalha de maneira totalmente remota. O objetivo é garantir a proteção social ao trabalhador autônomo com essas características. 

Entretanto, não se engane. O projeto não quer trazer esses trabalhadores ao MEI tradicional. A intenção é criar mais um sistema, chamado Microempreendedor Digital (MED). Dessa forma, ele vai regular as atividades que, segundo o próprio ministério, tem a sua origem desregulada.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Locomotiva, o Brasil tem 32,4 milhões de pessoas que usam algum tipo de app para trabalhar. Isso representa 20% da população adulta do Brasil. 

Na 1ª quinzena de agosto, paralelo ao projeto do MED, uma proposta do senador Jayme Campos e de relatoria do senador Marcos Rogério, estima o aumento no limite para ser MEI. O novo valor deve subir de R$ 81 mil para R$ 130 mil por ano. O projeto de lei recebeu aprovação, e agora segue para a votação na Câmara dos Deputados. 

Além disso, a medida muda de 1 para 2, a quantidade de empregados que o MEI pode ter. Entretanto, o empregado pode ganhar no máximo, um salário mínimo, ou o piso da categoria profissional que ele integra. E no caso de afastamentos legais de 1 ou dos 2 empregados cadastrados pelo MEI, têm a autorização da contratação de empregados substitutos por período estabelecido, e em número equivalente ao de afastados. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com