Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mudanças no BPC, confira as alterações de 2024 e o calendário de pagamento

Quer entender sobre as mudanças do BPC em 2024? Então clique aqui e confira todas as informações que preparamos para você!

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um auxílio destinado a idosos a partir de 65 anos de idade e pessoas com deficiência que não possuem capacidade de prover o próprio sustento. Contudo, em 2024, novas medidas foram estabelecidas para esse direito. Por isso, é crucial estar a par dessas mudanças.

As informações atualizadas sobre o BPC estão acessíveis através do site ou no aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Além disso, a Central de Atendimento do INSS, ligando para o número 135, também disponibiliza essas informações.

A constante verificação da conta bancária e a atenção aos prazos e valores corretos do benefício são primordiais para aqueles que dependem desse auxílio financeiro.

Quais foram as principais alterações no BPC em 2024?

Idade mínima para ganhar o BPC
Imagem: Reprodução / BPC

No ano de 2024, o BPC sofreu algumas alterações significativas como um reajuste no valor do benefício e um novo cronograma de pagamento. Ademais, houve a suspensão temporária do recadastramento anual para beneficiários idosos e com dificuldade de locomoção. Contudo, essa medida é provisória, sendo essencial permanecer atualizado quanto a essa e outras possíveis mudanças.

Específicas doenças podem capacitar uma pessoa a ser beneficiária do BPC. Entre elas, o indivíduo poderá estar sofrendo de alienação mental, artrite reumatoide, cardiopatia grave, cegueira, contaminação por radiação, doença de Chagas e doença de Crohn.

Veja também:

Promoção da Mastercard que premia clientes com R$ 1.200 é prorrogada; veja como ganhar

Além disso, outras condições como doença de Parkinson, epilepsia refratária, fibrose cística, hepatopatia grave ou lúpus eritematoso sistêmico estão inseridas nesse grupo. Adicionalmente, também são consideradas a nefropatia grave, a neoplasia maligna e a paralisia irreversível e incapacitante.

Calendário de pagamentos do benefício em março

Confira o cronograma de pagamentos do BPC em fevereiro de 2024:

  • Final 1: 23 de fevereiro;
  • Final 2: 26 de fevereiro;
  • Final 3: 27 de fevereiro;
  • Final 4: 28 de fevereiro;
  • Final 5: 29 de fevereiro;
  • Final 6: 1 de março;
  • Final 7: 4 de março;
  • Final 8: 5 de março;
  • Final 9: 6 de março;
  • Final 0: 7 de março.

Imagem: Vergani Fotografia / shutterstock.com