Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mude sua realidade financeira com essas dicas agora; confira

Este guia vai te ajudar a mudar sua realidade financeira, organizando a área econômica da sua vida e ajudando a ter um planejamento. Confira!

Em uma realidade financeira repleta de incertezas, cada vez mais pessoas reconhecem a importância de um planejamento efetivo. Sendo assim, seja para alcançar sonhos de longo prazo, lidar com emergências ou simplesmente ter um controle maior dos gastos, um bom planejamento financeiro pode representar a diferença entre uma vida confortável e uma vida de apertos.

Logo, este pode ser o momento ideal para começar. Desse modo, separamos aqui algumas dicas para que você possa organizar suas finanças e não passe mais apertos. Portanto, siga a leitura e confira como mudar sua realidade financeira!

Mudar realidade financeira

Notas de 50, 100 e 200 e moedas de 1 real
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Primeiramente, deve-se saber exatamente quanto dinheiro entra na sua conta todos os meses. Assim, registre não apenas o salário, mas também rendas extras, como trabalhos freelance e aluguéis, e não desconte nada inicialmente. Tudo deve entrar na conta.

Em seguida, identifique suas despesas fixas. Nesse sentido, despesas fixas são aquelas que você tem todos os meses, como aluguel, mensalidades e contas de serviços como água e luz. Separe-as e some-as. Conhecer esses valores é essencial para um planejamento financeiro eficaz.

Depois de fazer isso, é hora de categorizar suas despesas variáveis, como alimentação, lazer e compras. Saber onde seu dinheiro está indo te ajuda a entender para onde ele deve ir.

Outras dicas

O valor que sobrar, após o pagamento das despesas fixas e variáveis, pode ser direcionado para as suas metas de poupança. Pode ser uma viagem, um carro, a entrada de uma casa ou uma reserva de emergência. O importante é ter um objetivo para manter a motivação em economizar.

Ademais, acompanhe seu dinheiro para saber se seu orçamento está funcionando e faça ajustes conforme necessário. Ferramentas como aplicativos e planilhas podem ser úteis neste processo. Se mesmo após seguir estas dicas, você estiver com dificuldades para organizar suas finanças, não hesite em procurar orientação profissional.

Veja também:

Pretensão salarial: como estabelecer e abordar durante entrevistas de emprego

Ao seguir estes passos para organizar suas finanças você não só garante tranquilidade para seu mês, como também dá um grande passo em direção a uma vida financeira saudável e sem apertos. Lembre-se: o planejamento financeiro é uma jornada constante, e quanto mais cedo você começar, melhor.

Imagem: JeamesBot / shutterstock.com