Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Muitos idosos podem viajar para outro estado DE GRAÇA e nem sabem

Entenda aqui como é possível viajar de graça para outro estado graças a esse benefício do governo federal.

A locomoção é, sem dúvida, um fator essencial, e um direito humano fundamental. É responsabilidade do Estado garantir esses direitos básicos quando os cidadões não tem condições de faze-lô por conta própria.

Por este motivo, alguns idosos têm a oportunidae de viajar de gratuitamente para outros estados por meio da Carteira do Idoso, um programa do governo federal. Essa iniciativa pode proporcionar experiências enriquecedoras aos idosos, fortalecer laços familiares e contribuir para uma melhor qualidade de vida.

Embora as passagens intermunicipais já sejam gratuitas a essa parte da população, os idosos com uma renda mensal de até dois salários mínimos têm benefícios adicionais.

Como funciona a carteira do idoso?

A Carteira do Idoso é um importante documento que oferece uma série de benefícios e vantagens aos cidadãos brasileiros com 60 anos de idade ou mais. Criada pelo Governo Federal, por meio do Estatuto do Idoso, este documento visa, sobretudo, promover a inclusão social e o direito à mobilidade.

Segundo a legislação brasileira, os idosos com renda individual igual ou inferior a R$ 2.640 têm direito ao acesso gratuito, em viagens interstaduais, sendo reservadas duas vagas em cada veículo. Em alguns casos, quando a isenção total não for possível, o idoso ainda terá direito a 50% de desconto no valor da passagem interestadual.

Aprenda a emitir a carteira do idoso

Antes de iniciar o processo de solicitação da Carteira do Idoso, é fundamental realizar o registro do Cadastro Único (CadÚnico), pois é por meio dos dados contidos nele que o governo verifica se a pessoa atende aos critérios para a emissão do documento.

Esse registro deve ser feito no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo do endereço do contemplado. Com registro efetuado, tenha em mãos os documentos pessoais e comprovantes de renda e endereço e acesse este link do Portal do Governo Federal.

Com o login efetuado, basta clicar em “Emitir Carteira da Pessoa Idosa” e seguir as orientações da plataforma. Feito isso, você deve voltar a página de emissão do documento e clicar em “Validar Carteira Emitida”. 

Por fim, caso haja alguma dificuldade na emissão online, será possível solicitar o documento pessoalmente no CRAS, onde profissionais estarão disponíveis para fornecer todo o suporte necessário.

Imagem: pics five / shutterstock.com