Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mulher é hostilizada e expulsa de supermercado; entenda o caso

O preconceito entrou no carrinho de compras? Descubra o que aconteceu com essa mulher em um supermercado em BH.

A modelo Kerolay Chaves, conhecida por sua presença no site de conteúdo adulto OnlyFans, causou polêmica nas redes sociais, após relatar ter sido expulsa de um supermercado em Belo Horizonte por estar vestindo roupas curtas.

Segundo o relato de Kerolay no Instagram, ela foi hostilizada por estar com short jeans curto e top branco. De acordo com ela, enquanto fazia suas compras, as pessoas falaram grosserias e a olharam com preconceito. Logo em seguida, foi expulsa do estabelecimento.

A postagem da modelo repercutiu nas redes sociais, gerando uma série de debates sobre o direito das pessoas de se vestirem como desejarem. Mas, em seu post, a modelo também sofreu críticas de internautas.

O que diz o Direito do Consumidor?

A proibição de entrada em estabelecimentos também pode configurar uma violação aos direitos fundamentais do consumidor, previstos na Constituição Federal, como o direito à igualdade e a não discriminação.

De acordo com o artigo 39 do CDC, a proibição de entrada com base na vestimenta ou aparência pode ser considerada uma prática discriminatória, que fere os princípios da dignidade da pessoa humana e da não discriminação, também garantidos na Constituição.

Portanto, é fundamental que os fornecedores de produtos e serviços observem as normas e princípios que regem as relações de consumo, garantindo o acesso de todos os consumidores aos seus estabelecimentos, sem qualquer tipo de discriminação.

Em caso de descumprimento dessa regra, os consumidores podem buscar seus direitos através dos órgãos de proteção ao consumidor ou por meio de ações judiciais.

O episódio envolvendo Kerolay Chaves dividiu opiniões e reacendeu o debate sobre o machismo e o sexismo na sociedade brasileira, que, muitas vezes, fazem com que as mulheres sejam julgadas e discriminadas com base em sua aparência e vestimenta.

Imagem: Makistock / shutterstock.com