Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mulher foi condenada a mais de 30 anos de prisão após usar o Twitter

Entenda o caso de Salma al-Shehab, uma estudante saudita que foi condenada a 34 anos de prisão após usar o Twitter.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Salma al-Shehab, uma estudante da Arábia Saudita, recebeu uma condenação 34 anos de prisão por manter uma conta no Twitter. Em sua rede social, a estudante saudita costuma compartilhar postagens de ativistas, de acordo com o jornal britânico The Guardian

Segundo o jornal, a mulher mora no Reino Unido, onde cursa um doutorado na Universidade de Leeds. Salma foi ao país natal passar férias quando foi detida. 

Motivo da condenação 

A estudante de 34 anos recebeu a acusação de auxiliar pessoas que tentavam criar tumulto e desestabilizar a segurança nacional. No primeiro momento, Salma al-Shehab recebeu uma condenação de 3 anos de prisão, contudo, um recurso aumentou sua pena para 34 anos. Vale ressaltar que a sentença ainda cabe um novo recurso. 

Além disso, os relatos afirmam que Shehab não era ativista, isso porque em sua conta no Twitter, a estudante tinha 2.597 seguidores e compartilhava fotos dos filhos e de dissidentes sauditas que vivem em exílio.

 “Rejeito a injustiça e apoio os oprimidos… Liberdade para os prisioneiros de consciência e para todos os oprimidos do mundo”, afirmou em um dos tuítes. 

O que dizem as autoridades?

Primeiramente, o Centro do Golfo para os Direitos Humanos (GCHR) condenou a sentença dada a Salma al-Shebab. 

“Esta decisão, que não serve à justiça, é na realidade uma mensagem de ameaças e intimidação, enviada pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, que agora está no controle do país, a todos os ativistas da Internet que esse será o destino de todos que usam as redes sociais”, divulgou em comunicado. 

Desse modo, é válido destacar que a condenação da estudante aconteceu pouco depois da visita do atual presidente dos Estados Unidos, Jon Biden, a Arábia Saudita. Essa visita recebeu críticas de ativistas dos direitos humanos que destacam que a aproximação dos dois países poderia intensificar as violações cometidas pela Arábia. 

Portanto, a Arábia Saudita vem sendo duramente criticada devido a seu histórico de desrespeito aos direitos humanos. Isso porque desde que o príncipe Mohammed bin Salman assumiu o poder, houve o aumento do número de prisões de ativistas. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: XanderSt / Shutterstock.com