Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Multipropriedade imobiliária: entenda o que é, como funciona e quais são as vantagens

A multipropriedade imobiliária pode ser uma boa opção de investimento em determinadas situações. Saiba mais!

No universo imobiliário, uma modalidade tem ganhado cada vez mais destaque junto aos investidores: a multipropriedade imobiliária. Essa forma de investimento permite que diferentes pessoas compartilhem a propriedade de um mesmo bem imóvel, podendo usufruir dele em períodos distintos ao longo do ano.

Também conhecida de time-sharing ou compartilhamento de tempo, a multipropriedade representa uma maneira diferente de desfrutar de imóveis de alto padrão sem a necessidade de um investimento integral. Isso porque, em vez de uma única pessoa ou entidade possuir o imóvel, várias pessoas compartilham a propriedade e, por consequência, os custos associados.

Sendo assim, o mercado de multipropriedades geralmente é mais comum em cidades turísticas com alto potencial de crescimento.

Multipropriedade Imobiliária: como funciona?

A ideia básica por trás da multipropriedade é que diferentes proprietários podem utilizar o imóvel em diferentes períodos. Geralmente, essa divisão é feita ao longo do ano. Por exemplo, suponha que 10 pessoas tenham interesse em uma casa de praia. Cada um desses interessados vai adquirir uma fração do imóvel e compartilhar os custos operacionais, de manutenção, impostos, entre outros.

Por sua vez, cada uma dessas pessoas poderá utilizar a casa em diferentes dias, fins de semana ou temporadas do ano. Além disso, todos os custos associados à propriedade, como manutenção e taxas, são divididos entre os proprietários de modo proporcional à sua fração.

Fileira de casas em miniatura na cor branca com uma na cor vermelha entre elas.
Imagem: Brian A Jackson / shutterstock.com

Vantagens e desvantagens 

A multipropriedade imobiliária traz diversas vantagens para os seus investidores, tais como acessibilidade financeira, diversificação de investimento, flexibilidade de uso, e gestão profissional. 

Além disso, adquirir um imóvel através da multipropriedade garante ao comprador diversos benefícios como: opções de intercâmbio de férias, tranquilidade na gestão do imóvel, economia com hospedagem de alto padrão e a segurança e conforto de um imóvel sempre conservado.

No entanto, tal modalidade requer coordenação entre proprietários e apresenta riscos compartilhados, o que pode ser tanto uma vantagem quanto uma desvantagem em certas circunstâncias.

Imagem: Brian A Jackson / shutterstock.com