Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prova de vida pode ser realizada facilmente pelo celular; saiba como

O procedimento conhecido como prova de vida pode ser realizado de forma ainda mais simples. Veja como funciona!

A partir de agora, aposentados, pensionistas e outros beneficiários de programas governamentais poderão comprovar suas existências e continuar a receber seus benefícios por meio da prova de vida Digital. Trata-se de uma nova funcionalidade disponível no aplicativo gov.br. 

O novo recurso utiliza técnicas de reconhecimento facial para confirmar que o beneficiário ainda está vivo. Assim, ajuda a evitar fraudes e pagamentos indevidos. Os brasileiros podem fazer o procedimento presencialmente ou online.

Além de simplificar o processo para os beneficiários, a prova de vida digital promete otimizar e aumentar a eficiência do sistema, evitando pagamentos equivocados. 

Prova de vida pelo celular: como fazer?

Para efetuar a prova de vida digital, será necessário acessar o gov.br e criar uma conta, se ainda não possuir. Posteriormente, na seção “Serviços”, deve-se clicar em “Prova de Vida”, onde será possível realizar o reconhecimento facial. Após a efetivação do reconhecimento, o status da prova de vida mudará para “Autorizado”. 

O usuário pode acompanhar as atualizações por meio do site do órgão pagador. Vale lembrar que o processo digital pode ser feito por aposentados, pensionistas ou beneficiários que possuem carteira de motorista (CNH) ou biometria cadastrada no TSE.

Dentre os órgãos que já aceitam a prova de vida digital estão o INSS, SIGEPE, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil, PMDF, CBMDF, SAEB, MPF/PGR, TRT 10, TRE/ES, STJ, TJRJ e TST.

Veja também: Está endividado? Saiba como o Desenrola Brasil funciona e renegocie sua dívida até março

Processo automático

No ano passado, o Ministério da Previdência Social anunciou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a introdução da prova de vida automática. Para aposentados e pensionistas, é mais cômodo, pois não é mais necessário sair de casa para comprovar que estão vivos. Desde então, faz-se por meio do cruzamento de dados.

Antes, essa prova era feita de forma presencial, nas agências bancárias ou pelo app Meu INSS.

Desde o ano passado, o governo considera diversas ações como prova de vida. Por exemplo: como registros de vacinação, consultas no Sistema Único de Saúde (SUS), realização de votação nas eleições, emissão ou renovação de passaporte, emissão ou segunda via da carteira de identidade ou de motorista, e até mesmo a contratação de empréstimo consignado.

Imagem: StockerThings / shutterstock.com