Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mutirão do INSS convoca mais de 1440 segurados

O INSS convoca 1.440 segurados para mutirão de regularização. Saiba como participar e solucionar os casos no órgão previdenciário!

Este mês de julho reserva uma ótima oportunidade para os moradores do Rio de Janeiro com necessidades especiais. Trata-se, portanto, dos mutirões organizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) buscam facilitar e agilizar a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Logo, espera-se cerca de 1.440 beneficiários potenciais.

Sendo assim, o foco destes mutirões é otimizar o processo de análise e concessão do benefício para pessoas com deficiência ou idosos que vivem com menos de 25% do salário mínimo por pessoa na família. Entre 7h e 14h, agências selecionadas estarão abertas especialmente para esse fim, um esforço para reduzir as filas e esperas longas que muitas vezes caracterizam esse processo. Continue a leitura!

Como funciona o atendimento no mutirão do INSS?

Um celular mostra na tela o app do benefício do 'INSS', um cofre de porquinho rosa está ao lado e cédulas de 50 e 100 reais em baixo.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Os interessados em solicitar o BPC devem primeiro fazer um agendamento. Este pode ser realizado pelo telefone, por meio do número 135, ou através dos recursos digitais do INSS, como o portal e aplicativo Meu INSS (Android, iOS). Com o agendamento realizado, os beneficiários são direcionados para uma das oito agências especiais participantes do mutirão.

Vale destacar que o BPC é um direito destinado a idosos acima de 65 anos e a pessoas com deficiência de qualquer idade que comprovem não ter meios de sustentar-se ou de receber sustento de sua família.. Assim, para ser elegível, a renda por pessoa do grupo familiar deve ser inferior a 25% do salário mínimo vigente.

Veja também:

Empreendedores formais ou informais podem receber R$ 3.000 para investirem em seu negócio

Ademais, os candidatos a receber o BPC não podem estar beneficiados por outros programas de assistência social ou previdenciária. A exceção se dá em casos muito específicos, como assistência médica e pensões especiais por danos morais ou físicos, por exemplo.

Onde estão localizadas as agências participantes?

Dessa forma, o mutirão do INSS para agilizar a liberação do BPC acontece em diversas agências da capital e da baixada fluminense. Confira abaixo quais são elas e seus respectivos endereços.

  • Agência Belford Roxo – Avenida Benjamin Pinto Dias, 895, Centro;
  • Agência São Gonçalo – Rua Coronel Moreira César, 169, Centro;
  • Agência Nova Iguaçu – Rua Estados Unidos, 300, Metrópole;
  • Agência Praça da Bandeira – Praça da Bandeira, 96, Rio de Janeiro;
  • Agência Magé – Avenida Simão da Motta, 785, Magemirim;
  • Agência Realengo – Rua Marechal Modestino, 160, Realengo;
  • Agência Duque de Caxias – Rua Marechal Deodoro, 500, Bairro Jardim Vinte e Cinco de Agosto;
  • Agência Nilópolis – Estrada Mirandela, 355, Centro;
  • Agência Avenida Brasil – Avenida Brasil, 17.673, Irajá.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com