Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Não compre nada para as festas de fim de ano sem ler este comunicado; confira

Lidar com as despesas do fim de ano nem sempre é uma tarefa simples e exige atenção dobrada para alguns fatores. Saiba mais!

As celebrações de fim de ano estão batendo à porta e, com elas, vem o chamado desafio dos gastos de fim de ano. Confraternizações, presentes, compras e outros tantos gastos costumeiros nessa época do ano podem impactar significativamente o orçamento pessoal. 

Ainda que todas as suas contas estejam acertadas, lidar com todas essas despesas pode não ser tarefa fácil. Sendo assim, a Serasa divulgou algumas dicas para gerir de maneira eficiente e estratégica os gastos de fim de ano, sem deixar que isso afete sua saúde financeira.

Gastos de fim de ano: como lidar?

Uma chave importante para lidar com os gastos de final de ano é estabelecer um orçamento estratégico, mas sobretudo, realista. Devemos analisar a nossa situação financeira presente e determinar quanto podemos gastar, sem comprometer as despesas essenciais do próximo mês.

Para isso, é muito útil anotar todas as nossas despesas: isso nos dará uma visão clara do nosso limite financeiro. Além disso, é importante que nos lembremos de considerar as despesas que chegam no início do ano, como impostos e material escolar.

Taça com bebida em festa de fim de ano.
Imagem: Guschenkova / shutterstock

Priorizar gastos essenciais 

Nos gastos de fim de ano, as despesas essenciais devem ser sempre priorizadas. Exemplo disso são as contas básicas, como moradia e alimentação. Vale citar a pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023, realizada pela Serasa, Opinion Box e Flexpag: 61% dos entrevistados afirmaram precisar pedir dinheiro emprestado para quitar contas básicas. 

Veja também:

Tire AQUI suas principais dúvidas sobre a MEGA DA VIRADA

Por fim, nesse sentido, a era digital em que estamos, existem apps e soluções tecnológicas que podemos utilizar como aliados para o gerenciamento financeiro no fim do ano. Aplicativos de controle financeiro são uma excelente opção, pois permitem acompanhar gastos, estabelecer metas e receber alertas quando estivermos nos aproximando do limite estabelecido. 

Ferramentas da Serasa para ajudar nas finanças 

Podemos mencionar o aplicativo Serasa, que permite o controle das contas por meio do recurso Minhas Contas. Quando ativado, ele envia notificações sempre que uma fatura é emitida no seu CPF, facilitando a organização financeira.

A Carteira Digital Serasa, por sua vez, centraliza em um só lugar pagamentos, recargas de celular e até mesmo a quitação de débitos veiculares, com a possibilidade de parcelamento. Trata-se de uma outra opção que pode ser considerada.

Imagem: Guschenkova / shutterstock