Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Não foi só no Brasil: Netflix cobrará taxa de compartilhamento de senha em mais de 100 países

Netflix divulgou para seus milhões de usuários as novas diretrizes sobre compartilhamento de senhas. Entenda.

Depois de anos de espera, o momento pelo qual todos temiam finalmente chegou. A Netflix está intensificando os seus métodos de controle de compartilhamento de senhas.

A decisão vale para os consumidores do serviço em todo o mundo. Nesta terça-feira (23), a companhia iniciou um processo de repressão à prática em mais de 100 países.

A gigante do streaming está contatando todos os seus assinantes, alertando que as contas não podem mais ser compartilhadas gratuitamente com pessoas que moram em outras residências.

E-mail de aviso

Nesta semana, a Netflix divulgou que está mandando e-mails com informações relacionadas ao compartilhamento de senhas para usuários de 103 países e territórios. Entre eles, estão grandes mercados consumidores da empresa, como Estados Unidos, Reino Unido, França, México, Brasil, Alemanha e Austrália.

De acordo com as mensagens, as contas Netflix podem ser usadas por apenas uma família, ficando proibido o uso do mesmo login por pessoas que vivem em diferentes locais.

Nova política de taxas

Ainda segundo a mensagem, os clientes que pagam pelo serviço podem adicionar um usuário fora de suas casas por uma taxa adicional. Nos Estados Unidos, essa tarifa é de U$ 8. A medida passará a valer para todos os países.

Também é possível “transferir” completamente o perfil de um usuário para que os históricos de visualização e recomendação sejam mantidos.

Apesar das mudanças, as novas diretrizes estabelecem que pessoas da mesma casa podem continuar compartilhando uma conta, além de permitirem o uso em aparelhos diferentes, em situações como viagens, por exemplo.

Planos da Netflix

A companhia já havia anunciado no ano passado que iria restringir o compartilhamento de senhas. Os métodos de controle foram, inclusive, testados em alguns mercados anteriormente.

Nos últimos anos, a empresa está buscando novas formas de lucrar, uma vez que tem passado por problemas relacionados à saturação do mercado.

Assim, as taxas para compartilhamento de senhas e o novo modelo com anúncios são algumas tentativas da gigante do streaming de criar novas formas de ganhar dinheiro.

Imagem: rafapress / shutterstock.com