Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Não pagou o cartão de crédito? Entenda o que vai acontecer agora

Confira aqui o que acontece aos endividados que não pagam as faturas e se pode haver perda dos bens de quem está nessa situação.

De acordo com o Serasa, cerca de 80% da população do Brasil está endividada atualmente. Uma grande razão disso é são os cartões de crédito, visto que eles possibilitam pagar pelas compras depois, os clientes usufruem muito desse modelo de pagamento. No entanto, às vezes as pessoas não conseguem arcar com a fatura e acabam se endividando.

Com a crise financeira recente, o problema tomou proporções maiores. E, claro, há consequências para aqueles que não conseguem pagar a fatura do cartão de crédito. Porém, é necessário entender o que a legislação brasileira diz sobre o tema e se essa situação pode fazer com que os clientes percam seus bens por conta de dívidas.

O que acontece quando não consigo pagar a fatura do cartão de crédito?

Existem muitas consequências possíveis para os inadimplentes, mesmo que muitos brasileiros estejam endividados, muitas vezes, por anos. Uma consequência pode ser a perda de bens, mas, isso é um processo demorado, e antes de chegar a esse ponto, os credores tomam outras atitudes.

Primeiramente, o banco tentará entrar em contato com o cliente e oferecer uma forma de negociar a dívida. Se isso não for possível, acionará as entidades de proteção ao crédito.

O endividado ficará, assim, com o nome sujo. Nesse momento, não conseguirá mais acesso a nenhum tipo de crédito dos bancos. Terá, ainda, que arcar com juros e multas por conta dos atrasos, fazendo com que com que suas dívidas se tornem ainda maiores. Caso os credores não sejam pagos, eles acionarão a Justiça.

Além disso, de acordo com uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), é possível bloquear a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o passaporte dos inadimplentes. No entanto, para isso, o credor deve ter uma ação judicial. Esse recurso é utilizado em últimos casos. Caso não adiante, a Justiça pode penhorar os bens de quem está devendo.

Bloqueio de bens

As dívidas dos cartões de crédito podem causar, futuramente, o bloqueio dos bens do inadimplente. Nesta lista entram imóveis, carros, obras de arte, e até mesmo parte do salário. Isso, porém, não significa que a pessoa pode ficar em situação de rua, uma vez que a lei garante ela tenha o mínimo para a subsistência.

Importante destacar que existe previsão legal de penhora de imóvel por conta de dívida de cartões de crédito para valores muito altos. De forma geral, os credores não entram com esse tipo de ação na Justiça para dívidas assim.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital