Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Não perca seu registro: prazo para MEIs se regularizarem no Simples Nacional está chegando ao fim

MEIs precisam regularizar sua situação junto ao Simples Nacional o quanto antes, pois o prazo está perto de se encerrar. Confira!

Um prazo importante está se encerrando! Trata-se da data limite para os microempreendedores individuais (MEIs) que precisam renovar os seus cadastros no regime Simples Nacional. Dessa forma, será possível manter os benefícios que se destinam a essa categoria.

Além disso, aqueles que não quitarem as dívidas quanto ao pagamento da tributação simplificada até o primeiro dia do ano serão desligados do sistema. Saiba mais informações sobre como evitar essa situação a seguir!

MEIs precisam regularizar seus cadastros no Simples Nacional até 1º de janeiro

Pessoa segurando um celular apontado para a câmera. Na tela do celular está os logos da Receita Federal, do Simples Nacional e do Microempreendedor Individual (MEI).
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Para permanecer nessa categoria, é fundamental que os MEIs cumpram algumas obrigações junto ao Simples Nacional. Entre elas, portanto, está a necessidade de regularizar toda pendência existente até 1° de janeiro de 2024 para evitar sua exclusão do sistema.

Quando ocorre a exclusão dos MEIs do Simples Nacional, eles perdem tributação simplificada, que é um dos grandes atrativos do regime. Além disso, há a perda dos direitos trabalhistas relacionados ao INSS, como auxílio-doença e aposentadoria.

Uma das exigências mais importantes para manter-se no Simples Nacional é a regularidade no pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que reúne esses tributos. A Receita Federal estima que quase 400 mil MEIs tenham pendências fiscais, representando aproximadamente R$ 2,25 bilhões em dívidas.

Veja também:

Você põe CPF na nota? Então saiba se você tem dinheiro a receber

Afinal, como regularizar a situação fiscal do MEI?

Para preservar os benefícios concedidos aos MEIs, é importante regularizar a situação fiscal no Simples Nacional o quanto antes. A realização desse processo se dá de maneira completamente online por meio do Portal do Simples Nacional ou através do site do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). A regularização envolve os seguintes passos:

  • Acessar uma das plataformas online;
  • Na página inicial, selecionar a opção “Consultar extrato/pendências”;
  • Clicar em “Consultar pendências no SIMEI”;
  • Analisar as dívidas e as alternativas para quitar os débitos;
  • Dependendo do valor da dívida, será possível realizar um acordo de parcelamento.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com