Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Não recebeu o novo cartão do Bolsa Família? Confira o que fazer

Está sendo distribuído um novo cartão do Bolsa Família com a função débito. Confira o que fazer se você não recebeu

Na próxima semana, mais precisamente no dia 20 de março, tem início o pagamento do novo Bolsa Família, que será depositado no valor mínimo de R$ 600,00 nas contas da plataforma Caixa Tem. Dessa forma, a ansiedade dos beneficiários é grande, já que a partir deste mês o benefício já conta com o adicional de R$ 150,00 por criança de até 6 anos de idade.

No entanto, recentemente, Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal, banco responsável pelo programa social, afirmou que será distribuído aos beneficiários do Bolsa Família um novo cartão que contará com a função débito, facilitando a movimentação da quantia. 

Contudo, o anunciou deixou algumas pessoas na dúvida se poderão resgatar o repasse neste mês, já que ainda não receberam o novo cartão e contam com aquele do Bolsa Família distribuído nos governos petistas ou aquele que foi distribuído no ano passado do Auxílio Brasil pelo governo Bolsonaro.

O que fazer se não tiver o novo cartão?

À vista disso, primeiramente estão sendo contemplados com o novo cartão os povos indígenas e cidadãos que residem em lugares afastados, de difícil acesso a bancos e lotéricas. Assim, aqueles que ainda não receberam o cartão de débito do benefício, poderão continuar utilizando os antigos.

Entretanto, se você faz parte dos 700 mil novos beneficiários que foram incluídos neste mês ano programa social, pode movimentar a quantia por meio do Caixa Tem. Confira o passo a passo:

  • Abrir o aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS);
  • Clicar em “Gerar código para saque”;
  • Se já estiver no estabelecimento em que irá sacar o dinheiro, clicar na opção “Gerar código”;
  • Será gerado o código autorizador de saque;
  • No caixa eletrônico, escolher a opção “Saque”;
  • Digitar o número do CPF do beneficiário;
  • Clicar em “Continuar”;
  • Digitar o código de seis dígitos gerado pelo aplicativo;
  • Clicar em “Continuar”
  • Pronto! A quantia será liberada.

Ademais, pelo aplicativo ainda é possível realizar outros serviços como Pix, pagamento de boletos e pagamento de contas.

Calendário Bolsa Família – Março

Por fim, confira o cronograma de repasses do Bolsa Família do mês de março que acontece conforme o último dígito do Número de Inscrição Social (NIS) do beneficiário:

Último dígito do NISData do Pagamento
120 de março
221 de março
322 de março
423 de março
524 de março
627 de março
728 de março
829 de março
930 de março
031 de março
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social

Imagem: Lula Marques/Agência Brasil