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Não recebeu o PIS/Pasep ainda? Saiba o que fazer para garantir seu saldo na conta

Nem todos os que deveriam ser contemplados nos primeiros lotes realmente receberam o PIS/Pasep, mas isso pode ser resolvido. Saiba como!

No dia 17 de julho, o governo vai liberar mais um lote de abono salarial do PIS/Pasep. Receberão o pagamento os trabalhadores nascidos em novembro e dezembro e os servidores públicos com final de inscrição dígito 8 ou 9. Esses dois grupos poderão sacar o benefício até o dia 28 de dezembro deste ano.

Contudo, mesmo que seja um direito, nem todos os que deveriam ser contemplados nos cinco primeiros lotes realmente receberam o PIS/Pasep.

Caso você seja um desses trabalhadores que ainda não ganharam o benefício, saiba que algo pode ser feito para garantir que o dinheiro seja liberado na sua conta o quanto antes.

O que pode estar impedindo o recebimento do PIS/Pasep?

Antes de mais nada é interessante entender o que pode estar impedindo o recebimento do PIS/Pasep relativo ao ano-base 2021. Dentre as exigências estabelecidas pelo governo, está a necessidade de o trabalhador ter os dados trabalhistas devidamente prestados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Todas as informações precisam ser passadas pelo empregador, sem erros ou omissões. No entanto, quando a prestação dos dados não é realizada de forma correta, o funcionário é afastado da possibilidade de receber o abono salarial. 

Além disso, a pessoa pode acreditar que não recebeu o benefício porque pensou que o dinheiro seria depositado em uma determinada conta. Sendo assim, é importante ter certeza de que a instituição financeira buscada é exatamente aquela que deveria ser procurada.

O que fazer para garantir o saldo na conta?

Atualmente, a Caixa Econômica Federal lidera os pagamentos do PIS (liberado para os trabalhadores de empresas privadas). Na outra ponta, o Pasep cai apenas nas contas do Banco do Brasil informadas pelos servidores. Nesse sentido, independente de qual seja o problema, o cidadão deve contatar essas instituições financeiras. 

  • Caixa: telefone 0800 726 0207 do canal Caixa Cidadão. No atendimento eletrônico, os clientes podem ser atendidos 7 dias por semana, 24 horas por dia. Enquanto isso, o atendimento humano ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.
  • BB: central de atendimento do banco disponível nos telefone 4004-0001 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 729 0001 (interior).

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com