Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Não recebi o boleto do IPVA: e agora?

O pagamento do IPVA é obrigatório e precisa ser quitado dentro do prazo para evitar multas e taxa de juros sobre o valor que já é alto. Veja!

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das obrigações tributárias dos brasileiros. Por se tratar de um imposto de âmbito estadual, as unidades federativas e o Distrito Federal especificam os detalhes, como data de pagamento e valor a ser pago. 

Atualmente, para ter acesso ao boleto do IPVA não é mais necessário esperar que o documento chegue até o seu endereço. Pelo contrário, os cidadãos podem consultá-lo de forma online e bastante simples.

Para isso, o Detran de cada estado disponibiliza o boleto nos sites oficiais, por meio da aba “IPVA”. Ao clicar, é possível verificar o documento com o valor. Caso não encontre essa opção, basta procurar pelo nome do imposto na barra de buscas.

Formas de pagamento do IPVA

Como citado acima, o pagamento do IPVA é determinado pelos estados e por isso pode variar entre as regiões do país. No entanto, a maioria oferece a possibilidade de quitar a conta à vista, geralmente com algum tipo de desconto, e parcelado, com acréscimo de juros. 

Depois de decidir a forma de pagamento, basta realizar a transação por meio de casas lotéricas, bancos e, é claro, pelo aplicativo da instituição financeira. 

Valor do IPVA

O valor do IPVA também é um dos fatores que variam com base no estado. Isso porque o cálculo considera o valor de mercado do veículo e a alíquota estabelecida pela unidade federativa. 

Ou seja, quando estiver com a taxa do estado em mãos, basta multiplicá-la pelo valor de mercado do veículo e assim terá o valor do imposto.

Atraso no pagamento: o que acontece?

Atrasar o pagamento do IPVA não é uma boa opção, uma vez que a cada dia é somada uma multa de 0,33% ao valor original do boleto, além dos juros que serão adicionados até que a dívida seja quitada.

Imagem: rafapress / shutterstock.com